Coimbra  2 de Março de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FestiMaiorca mostra folclore do mundo na Figueira da Foz

16 de Julho 2023 Jornal Campeão: FestiMaiorca mostra folclore do mundo na Figueira da Foz

A Casa do Povo de Maiorca em conjunto com o Município da Figueira da Foz estão a realizar, até 20 de Julho, a 47.º edição do Festival Internacional de Folclore, o FestiMaiorca.

O evento deste ano conta com a presença de grupos internacionais oriundos da Colômbia, Espanha, México, Sérvia, Taiwan e Venezuela, de reconhecido valor folclórico, com um total de cerca de 300 participantes.

Durante estes dias são vários os espectáculos, tendo no sábado acontecido um dos momentos mais significativos deste FestiMaiorca, com a recepção na Câmara, seguido-se o desfile do traje pelas ruas da cidade, e à noite, em Maiorca, houve novo desfile pelas ruas da vila e exibição de todos os grupos no Largo do Paço, naquela que é a principal Gala do 47.º FestiMaiorca.

Até ao dia 20 os grupos participam em diversos eventos folclóricos pela região, estando marcado para o último dia, a partir das 22h00, a Gala de Encerramento do FestiMaiorca 2023, no Jardim Municipal na Figueira da Foz.

O programa prevê também a exposição “Pintura e Folclore” na sede da Magenta e na segunda feira (dia 17) os grupos participam no programa “Praça da Alegria”, na RTP1, a partir das 10h00, no Largo da Feira Nova, em Maiorca.

Os grupos que participam no FestiMaiorca são: Ballet Folklórico Casanare – Cidade Casanare (Colômbia); Ballet ARA de Madrid – Cidade de Madrid (Espanha); Ensable Folflórico ISakali – Saltillo (México); Folk Dance Ensemble SREM – Jakovo (Sérvia) Fei-Yang Dance Group (Taiwan); Compañia de Danzas Battet Scorpio – Aurare – Estado Portuguesa (Venezuela); Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maiorca – Figueira da Foz (Portugal).