Coimbra  17 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FestiMaiorca com folclore da Colômbia, Espanha, México, Sérvia, Venezuela, Taiwan

14 de Julho 2023 Jornal Campeão: FestiMaiorca com folclore da Colômbia, Espanha, México, Sérvia, Venezuela, Taiwan

O 47.º FestiMaiorca – Festival Internacional de Folclore de Maiorca realiza-se sábado (dia 15) no Terreiro do Paço, em Maiorca, e de 16 a 20 de Julho no Jardim Municipal, na Figueira da Foz.

A edição deste ano conta com presenças de folclore da Colômbia, Espanha, México, Sérvia, Venezuela, Taiwan e Portugal.

A Junta de Freguesia de Maiorca, em colaboração com a Casa do Povo de
Maiorca, entidade organizadora do FestiMaiorca irá realizar uma Gala Internacional de Folclore em Maiorca, no dia 17 de Julho, pelas 22h00, no Largo da Feira Velha.

Esta Gala contará com a participação dos grupos de folclore da Colômbia (Ballet Folclórico de Casanare), Sérvia ( Folk Dance Group Srem) e Venezuela Compañia de Danzas Ballet Scorpio).

No mesmo dia, pela manhã, a partir das 10h00, o programa Praça Alegria da RTP 1 irá fazer pontos de reportagem sobre o FestiMaiorca 2023, a partir do Largo da Feira Velha, onde se realiza, nesse mesmo dia, a Feira dos 17. Irão participar os grupos de folclore oriundos da Colômbia, Sérvia e Venezuela.

Também a edição deste ano do FestiMaiorca conta com a parceria da Magenta – Associação dos Artistas pela Arte, promovendo-se o concurso “Pintura e Folclore”, que pretende incentivar os artistas plásticos a retratar e a celebrar as tradições e expressões culturais do folclore nas suas obras, preservando e valorizando o património cultural, além de fomentar o intercâmbio cultural promovendo a ligação da pintura com o folclore e o cruzamento de públicos.

O tema do concurso é o folclore do FestiMaiorca, sendo livre a técnica a utilizar nos trabalhos de pintura, contudo com a obrigação de incluir na obra um pote do traje do grupo de folclore de Maiorca.

Em idêntico modelo organizativo promove-se o concurso de fotografia “Prémio António Ramos”, sendo apenas aceites fotografias tiradas nas apresentações dos grupos folclóricos do FestiMaiorca.

O concurso é aberto a toda a população interessada mas carece de inscrição prévia e levantamento de credencial.