Coimbra  17 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festas do Município atraem milhares a Penacova

13 de Julho 2018

As Festas do Município de Penacova são um dos pretextos para a Câmara Municipal atrair pessoas ao concelho e dar-lhe mais visibilidade; o que irá acontecer a partir de hoje e até terça-feira (17).
A aposta em dar uma maior notoriedade ao concelho tem sido reforçada pela Câmara Municipal nos últimos anos, o que se traduz numa maior dinâmica de eventos a decorrerem em Penacova e que tem como ponto alto este certame.
Este ano, o Parque Verde de António Marques vai receber 52 expositores (29 empresas e instituições e 23 tasquinhas) e um palco onde actuarão talentos locais e nacionais, como Mickael & Steven, Os Red e DJ Ice (hoje); Big Band + Vox Et Communio, Amor Electro e DJ Nuka (amanhã); RMusic, Emanuel e Oskar.DJ (domingo, 15); e Grupo Original, Ruizinho de Penacova e DJ Nuka (segunda-feira, 16).
As entradas têm “um valor simbólico”, com o custo entre três e cinco euros (apenas amanhã, 14), sendo que na segunda-feira (16) a entrada é livre. À semelhança de anos anteriores, a autarquia providenciou um bilhete para famílias, que dependendo do agregado pode custar entre 20 e 35 euros para os quatro dias de festa. Os bilhetes estão à venda no Posto de Turismo, nas Piscinas e Biblioteca Municipal.
Uma vez mais, 10 por cento da receita conseguida em bilheteira será doada à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova.
O investimento da autarquia nestas festas situa-se nos 80 000 euros, referindo Humberto Oliveira que, em 2017, passaram pelo recinto cerca de 12 a 13 000 pessoas, gerando uma receita de perto de 30 000 euros (dos quais 10 por cento reverteram para os Bombeiros).

Feriado vai relembrar Raúl Lino e António José de Almeida

O feriado municipal de Penacova, que se assinala na próxima terça-feira (17), será de homenagem a quem, no passado, deu visibilidade à vila. É o caso do arquitecto Raúl Lino e do sexto Presidente da República António José de Almeida (nascido em Penacova, em 1866), que estarão em destaque durante as celebrações oficiais da efeméride.
A cerimónia solene está marcada para as 10h00, com o hastear da bandeira, seguida da deposição de uma coroa de flores no busto de António José de Almeida, uma vez que em 2019 se completam 100 anos da sua eleição como Presidente da República – ver página 09.
Segue-se a sessão solene nos Paços do Concelho com a assinatura de um protocolo entre a Câmara Municipal e os Bombeiros Voluntários de Penacova, bem como homenagens aos funcionários municipais que completam 25 anos de serviço ou que se aposentaram.
Pelas 16h00 tem início a comemoração oficial do centenário da Pérgola Raúl Lino, com uma recriação histórica e descerramento de placa comemorativa. Este centenário estará em evidência durante todo o mês de Julho, com diversas iniciativas a decorrerem naquele espaço projectado pelo célebre arquitecto, desde tertúlias, ensaios de grupos musicais, teatro, entre outras actividades.
“O objectivo é dar mais visibilidade ao que foi a importância de Penacova no início do século XX e como hoje podemos fazer uma readaptação”, explica Humberto Oliveira, acrescentando que “esta é uma boa forma de trazer mais pessoas a Penacova, dando também uma nova roupagem à própria Pérgola”.
A recriação histórica programada para a tarde de terça-feira pretende, em 10 a 15 minutos, distinguir o que eram os “aristas” – que vinham à procura dos bons ares da vila para curar doenças ou estar em contacto com a natureza -, dos “excursionistas” – visitantes em excursões que vinham conhecer o concelho.
O édil sublinha que as Festas do Município servem para “celebrar a comunidade”, mas realça que é importante “estreitar os laços com outros países com os quais o Município tem acordos formais”. O autarca fala das cidades geminadas com Penacova: Point Saint Esprit, em França, que pela primeira vez desde 2010 estará representada, e Cistierna, em Espanha, que volta a visitar a vila por esta altura.
“Faz parte dos nossos objectivos que Penacova seja uma terra de acolhimento e queremos dar a conhecê-la nesses países, criando dinâmicas para o futuro”, nota Humberto Oliveira, adiantando que o executivo “pretende encontrar plataformas para continuar a desenvolver essas parcerias e assim potenciar Penacova”.

09 - Pérgola Raúl Lino

Pérgola Raúl Lino

coberturaantjosealmeida

Casa de António José de Almeida

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com