Coimbra  15 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festas do Concelho de Pampilhosa da Serra 2023 já começaram

13 de Agosto 2023 Jornal Campeão: Festas do Concelho de Pampilhosa da Serra 2023 já começaram

Foi inaugurada, na tarde de hoje, a Festa do Concelho de Pampilhosa da Serra / XXIV

Feira do Artesanato e Gastronomia. Perspectivam-se cinco dias de encontros, reencontros, amizade, família e um espírito festivo genuíno, que mistura o saber-receber e a alegria dos filhos da terra, com o entusiamo e a curiosidade dos visitantes.

A cerimónia de inauguração contou com a presença da Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, que através do tradicional corte da fita, abriu as portas da Praça do Regionalismo a todos os que até à próxima quinta-feira, dia 17 de Agosto, queiram juntar-se à celebração.

Momentos antes da inauguração do evento, no Salão Nobre da Câmara Municipal, Marina Gonçalves testemunhou a assinatura do acordo de colaboração entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, no âmbito do Protocolo de Cooperação celebrado com a CIM Região de Coimbra, para construção e aquisição de habitações a custos acessíveis. Em causa está um investimento de cerca de um milhão e meio de euros financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, que viabilizarão a construção de sete moradias unifamiliares junto à Praceta José Bernardo das Neves, na Vila de Pampilhosa da Serra.

Para o presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, a assinatura deste acordo tornou o dia “ainda mais festivo”, uma vez que se abrem “sete novas janelas de oportunidade” para segurar as gentes locais, sendo também “uma ferramenta para cativar e trazer mais outras pessoas para o interior do país”, nomeadamente para Pampilhosa da Serra. “Hoje para um jovem poder mudar de vida há muitas circunstâncias que têm de ser medidas e uma delas é a habitação”, referiu.

“Este é apenas um contrato de muitos a assinar”, disse ainda Jorge Custódio, explicando que em Dornelas do Zêzere está prevista a construção de outras sete habitações “idênticas a estas”, assim como “muitos outros investimentos sinalizados para a Pampilhosa da Serra no contrato com a CIM Região de Coimbra” no valor total de sete milhões de euros, como é exemplo a aquisição de “novas habitações no Casal da Lapa”.

A Ministra da Habitação, Marina Gonçalves, salientou que à “vontade forte” evidenciada pelo Município de Pampilhosa da Serra, associou-se uma “vontade colectiva” por parte do Estado, Comissões de Coordenação e Comunidades Intermunicipais no sentido de “criar e priorizar as políticas de habitação”, que considerou um “pilar do estado social”. “Se hoje estamos aqui a assinar este acordo é porque os autarcas da CIM Região de Coimbra se uniram, apresentaram o projeto, as necessidades e soluções”, considerou. Marina Gonçalves notou também que o Estado deve ser capaz de “garantir que as escolhas pessoais não ficam condicionadas pela questão das respostas habitacionais.

Quanto às Festas do Concelho, hoje sobe ao palco a banda portuguesa D.A.M.A, sendo que a diversão continua noite dentro ao som de Smells Like 90´s e do DJ Gonçalo Henriques. Além dos espectáculos musicais, a XXIV Feira do Artesanato e Gastronomia conta com cerca de 90 expositores de áreas como a confeitaria, bijuteria, pintura, costura, entre outras, a que se juntam Instituições, Associações e Freguesias concelhias, que prometem receber os visitantes com a simpatia do costume e muitas surpresas.

Na renovada Praça da Restauração, ocupada pelas tradicionais tasquinhas, quem visita o evento pode ainda desfrutar de deliciosas iguarias regionais, que neste contexto ganham um sabor especial.