Coimbra  17 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festas da Cidade celebram Coimbra de 30 de Junho a 8 de Julho

18 de Junho 2023 Jornal Campeão: Festas da Cidade celebram Coimbra de 30 de Junho a 8 de Julho

Nena, Carminho, Bárbara Tinoco, Paulo Gonzo e Fingertips, os conimbricenses Pensão Flor, “Tudo isto é Coimbra” (que leva a palco 85 músicos locais), “Coimbra, cidade das canções e emoções” e o espectáculo internacional Help! de tributo aos Beatles são os grandes destaques da programação das Festas da Cidade 2023. Mas há muito mais para ver e ouvir. As Festas da Cidade incluem, ainda, um diversificado conjunto de iniciativas culturais e desportivas que complementam o programa principal e que agregam eventos como a Feira do Livro e os Casamentos da Rainha Santa Isabel. Coimbra celebra, assim, a cidade com nove dias de festa e uma vasta programação que promete agradar a todos os públicos.

As Festas da Cidade de Coimbra 2023, que vão decorrer de 30 de Junho a 8 de Julho, vão juntar consagrados nomes da música nacional a vários projectos locais, que envolvem mais de uma centena de músicos de Coimbra, e incluem, ainda, um projecto internacional de tributo a uma das maiores bandas de sempre, os Beatles. O Jardim da Sereia volta a ser o palco de toda a festa com nove concertos gratuitos, reforçando assim o posicionamento de Coimbra enquanto cidade de referência na realização de espectáculos musicais ao ar livre, capaz de mobilizar a cidade e atrair, também, inúmeros visitantes. O programa inclui, ainda, vários outros eventos culturais e desportivos, entre muitas outras iniciativas.

Nena, premiada como artista revelação dos Prémios Play, vai estrear-se nos palcos da cidade logo na sexta-feira, dia 30 de Junho, às 21h30, marcando, assim, o início das festas. Pelo palco do Jardim da Sereia, vão passar ainda Carminho, Pensão Flor, Paulo Gonzo, “Tudo isto é Coimbra”, o tributo aos Beatles, Help!, “Coimbra, cidade das canções e emoções”, Bárbara Tinoco e Fingertips. Os concertos começam todos às 21h30 e são gratuitos.

O programa deste ano assume particular relevância por dar continuidade ao ambicioso cartaz de grandes eventos que tem sido levado a cabo pelo atual executivo municipal. A par disso, é um evento eclético e possibilita livre acesso aos concertos a toda a população.

O programa inclui, ainda, um diversificado conjunto de iniciativas culturais e desportivas, como por exemplo a Feira do Livro, que vai decorre até 2 de Julho na Praça do Comércio, e o Torneio Internacional de Bridge, no Clube Tiro e Sport, a 1 e 2 de Julho. É ainda incontornável a referência aos Casamentos da Rainha Santa, no dia 2 de Julho, na Igreja do Convento de Santa Clara-a-Nova, às 15h00, e ao espectáculo piromusical à meia-noite de 3 para 4 de Julho, junto ao rio Mondego.

No Dia da Cidade, 4 de Julho, às 15h00, vai decorrer a Sessão Solene comemorativa do Dia da Cidade, na Sala D. Afonso Henriques, no Convento São Francisco. Neste dia, há duas propostas musicais bem diferentes, mas igualmente tentadoras: às 20h00, na Feira Popular, Toy vai animar a Praça da Canção, e às 21h30, vai decorrer no Jardim da Sereia o espectáculo “Tudo Isto é Coimbra”, com Bruno Costa, Cordis, Orquestra Clássica do Centro, Coro dos Antigos Orfeonistas da UC, António Ataíde, João Farinha e Francisco Costa.

As Festas da Cidade de Coimbra 2023 assumem-se como uma organização que se pretende partilhada, cuja aposta é chamar a si a colaboração e participação de toda a cidade, dos munícipes, das instituições, dos espaços patrimoniais, garantindo também a capacidade de atracção turística com a captação de visitantes e turistas. É essa a particularidade que faz também desta uma celebração abrangente, dinâmica e, por isso, a grande festa de Coimbra.