Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

“Festa do Mercado” promete animar o renovado espaço municipal de Coimbra

5 de Maio 2022 Jornal Campeão: “Festa do Mercado” promete animar o renovado espaço municipal de Coimbra

O Mercado Municipal D. Pedro V vai estar em festa no próximo sábado, dia 7 de Maio, com Feira de Artesanato Urbano, concertinas, jazz, fado, música coral, danças afro-latinas e DJ.

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) assinala a requalificação e modernização de um espaço emblemático da cidade, que a cada dia ganha novos públicos e novas dinâmicas, convidando a população a conhecer o novo Mercado e a desfrutar da Praça da Restauração, que será o epicentro de toda a animação.

“Festa do Mercado” é o nome da iniciativa que a CMC organizou para assinalar a requalificação e modernização do Mercado Municipal D. Pedro V no próximo sábado, dia 7 de Maio. O epicentro da festa vai ser na Praça da Restauração, onde decorre a maioria dos espectáculos realizados por colectividades do concelho, sendo que o piso 1 acolhe também a Feira de Artesanato Urbano, das 9h00 às 18h00. Um certame que congrega 18 expositores, que apresentam produtos criados com recurso a materiais e técnicas de concepção artesanal diversificados e que se distinguem pela sua originalidade e sentido utilitário.

A festa arranca às 9h30 com o Grupo de Concertinas ‘Os Amigos da Paródia’ e pelas 10h00 tem lugar a Cerimónia de boas-vindas ao renovado Mercado Municipal, com a presença do presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva, e do vereador responsável pelo pelouro dos Mercados Municipais e Feiras, Miguel Fonseca.

O programa continua com Lead Voices, um grupo vocal da Ad Libitium, com um repertório baseado em temas internacionais conhecidos do grande público, nos estilos pop, soul e jazz, que actua às 10h30 e o período da manhã encerra com danças afro-latinas, às 11h30, pelo grupo Tribo de Dança, do Centro Norton de Matos.

Já da parte da tarde, a animação tem início às 14h30, com o Coro Carlos Seixas, seguindo-se, às 15h30, o Trio de Jazz da Orquestra de Sopros de Coimbra. A apresentação seguinte cabe ao Quarteto de Cordas da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, às 16h30, seguindo-se a actuação do Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra a partir das 17h30.

A animação do espaço vai continuar ao som do DJ ‘The Deep Lover’ e, nesse seguimento, convém recordar que o Mercado tem um novo horário de funcionamento, com os pisos 1 e 2 abertos até às 24h00, de segunda a quarta-feira, e até às 02h00 de quinta-feira a sábado.

O objectivo da festa é, pois, assinalar a refuncionalização do Mercado Municipal e oferecer a toda a população um dia de animação no renovado espaço, que, no último mês, já tem vindo a conquistar novos públicos com abertura ao público da Praça da Restauração, onde é possível encontrar um serviço de take-away, cafés, doces, gelados, frutas e sumos, crepes e waffles, cocktails, cerveja, vinhos e petiscos, saladas e sopas, pizzas e pastas, sushi, peixe e marisco e carnes, com especial destaque para os hambúrgueres.

O Mercado Municipal conta, ainda, com um espaço para pequenas feiras temáticas e eventos de animação e contará, a partir da próxima semana, com o Restaurante do Peixe (com 155,63 m2, situado no Piso 2). Os espaços de restauração, bebidas e afins são explorados pela empresa Renasceia – Hotelaria e Restauração, Lda., que venceu o concurso público pelo valor anual de 23.400 euros.

Refira-se, ainda, que a CMC realizou, no passado dia 23 de Março, uma hasta pública para a atribuição de locais de venda no Mercado Municipal e que dos 78 espaços que se encontravam para concessão (30 lojas e 48 bancas), foram concessionados 21 espaços (12 lojas e 9 bancas). Os restantes 57 espaços (18 lojas e 39 bancas) vão ser alvo de um novo procedimento, em data e hora a divulgar oportunamente.

Importa, por último, recordar que a empreitada de refuncionalização do Mercado Municipal D. Pedro V, executada pela empresa Veiga Lopes, SA, foi iniciada em Março de 2020 e representa um investimento superior a 1,5 milhões de euros. A operação foi candidatada a fundos comunitários, tendo sido aprovada pelo Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) em Março de 2021, sendo elegível 1.078.406 euros com uma comparticipação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) de 85%, isto é, de 916.645 euros.

Programa de animação da iniciativa “Festa do Mercado”:

9h00/18h00 – Feira de Artesanato Urbano

9h30 – Grupo de Concertinas Os Amigos da Paródia de Coimbra

10h00 – Cerimónia de boas-vindas ao renovado Mercado Municipal D. Pedro V

10h30 – Lead Voices (Grupo Vocal Ad Libitum)

11h30 – Tribo de Dança, do Centro Norton de Matos (exibição de dança afro-latina)

14h30 – Coro Carlos Seixas

15h30 – Trio de Jazz da Orquestra de Sopros de Coimbra

16h30 – Quarteto de Cordas da Tuna Académica da Universidade de Coimbra

17h30 – Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra

18h00 – DJ ‘The Deep Lover’