Coimbra  22 de Maio de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festa do Dia Internacional da Juventude decorre na Praia Fluvial do Rebolim

9 de Agosto 2023 Jornal Campeão: Festa do Dia Internacional da Juventude decorre na Praia Fluvial do Rebolim

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) vai assinalar, a partir de sexta-feira (11), o Dia Internacional da Juventude, que se comemora sábado, dia 12, com uma série de actividades na Praia Fluvial do Rebolim, organizadas pela da Divisão de Juventude.

Este ano, o tema das comemorações definido pelas Nações Unidas, e espelhado na programação do Município de Coimbra, é “Competências verdes para a juventude: Rumo a um mundo sustentável”. Com a parceria do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, e ainda a participação de várias associações juvenis, o programa promete, entre outras actividades, formações ambientais, eventos lúdicos e desportivos, gratuitos, e ainda momentos musicais.

Com esta iniciativa, o Município pretende promover um conjunto de acções lúdicas/desportivas/informativas, para proporcionar aos utilizadores jovens da Praia do Rebolim, formação em “ambiente não formal”, em diversas áreas. A este evento associaram-se, como parceiros institucionais, o IPDJ e a Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, havendo ainda a participação de várias entidades/associações na dinamização de algumas das actividades.

O programa começa na sexta-feira, dia 11, das 10h00 às 13h00, com actividades desportivas, experimentação de Surf Paddle (com a participação da Coimbra Stand Up Paddle) e de sensibilização ambiental (com o apoio do Departamento de Ambiente CM de Coimbra) e ainda insufláveis. Da parte da tarde, as actividades, que vão das 14h00 às 20h00, incluem novamente actividades desportivas e campanhas de sensibilização ambiental (das 15h00 às 17h00), bem como os insufláveis. Ao programa da tarde acrescenta-se, ainda, uma actividade de sensibilização em Suporte Básico de Vida (com a participação do Serviço Municipal de Protecção Civil e a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa), das 15h00 às 17h30; a exibição de dança contemporânea, ballet e hip-hop (com a colaboração da Escola de Dança E-Motion), às 17h30; uma mostra de técnicas de combate de taekwondo (com a presença da Associação Distrital de Taekwondo de Coimbra), às 17h45; e um momento de Stand Up Comedy, pelo Grémio Boémio, às 18h30. O dia termina com um concerto do grupo Cravo & Alecrim, a partir das 19h00.

No sábado, a manhã vai ser preenchida, até às 13h00, novamente com actividades desportivas, de sensibilização e insufláveis. Havendo ainda tempo para acções de Química de Bolso (com a participação da MOLECULAR Associação), das 10h00 às 12h00; e para uma “Cicloficina”, em que o colectivo Coimbr’a Pedal vai ensinar a mudar pneus, das 10h00 às 13h00. Durante a tarde, das 14h00 às 22h00, mantém-se as actividades desportivas e os insufláveis. Das 14h00 às 18h00, há um novo momento de “Cicloficina”; às 16h00 há actuação da Tuna Académica “AS FANS”; e às 18h00, será tempo do jogo didáctico sobre temática ambiental “Roleta da Sustentabilidade”, promovido pela Erasmus Student Network Coimbra. Para o final da tarde, está marcado um sunset party, com novo momento de Stand Up Comedy, pelo Grémio Boémio, às 18h00, com a actuação de DJ Merije Suprasensorial, às 18h30, que promete percorrer a genealogia da música brasileira, da música Popular ao Samba e ao Rock e a sempre intemporal Bossa Nova. Já, às 21h00, a Praia do Rebolim recebe um concerto do artista brasileiro Gabrre, multi-instrumentista, compositor e produtor.