Coimbra  20 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festa do Cinema Francês festeja 20 anos com a presença da embaixadora

11 de Outubro 2019

Carina Gomes, vereadora da Cultura; Vítor Matias, director da Alliance Française; e Fernando Matos Oliveira, director do TAGV

 

Mais de 2 000 espectadores, 62 por centos dos quais estudantes, foram os números de 2018 da Festa do Cinema Francês em Coimbra, que regressa à cidade, de 15 a 19 de Outubro, para a sua 20.ª edição.

A sala do Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), parceiro desde a primeira hora deste festival de cinema, vai receber a projecção de 13 filmes, sete dos quais ante-estreias, em 14 sessões (três delas dedicadas ao público escolar).

“São 20 anos de emoção e magia do cinema francês em oito cidades portuguesas e com mais de 18 000 espectadores em 2018”, notou Vítor Matias, director da Alliance Française, sublinhando que “em Coimbra a adesão tem sido fantástica e o número de espectadores tem vindo a aumentar, com 2 072 entradas só em 2018”, sendo Coimbra a segunda cidade do país com maior número de entradas.

O cinema contemporâneo francófono continua a ser o foco desta ‘Festa’, com filmes sobre temas familiares até aos mais polémicos, como o caso das migrações.

“O cinema francês é diferente, didáctico e atravessa gerações”, afirmou o responsável.

Para Fernando Matos Oliveira, director do TAGV, este é um dos eventos “mais assistido, mais procurado e mais aguardado pelo público”, que tem um papel importante na cidade, uma vez que “ajuda a construir a centralidade nesta região e a criar uma cidade mais cultural”.

A ‘Festa do Cinema Francês’ constitui-se, também, como um veículo importante de divulgação da língua e da cultura francesa, que tem originado “uma procura crescente pelos alunos nas escolas”, realçou o director do Teatro.

Durante cinco dias, entre as 15h00 e as 00h00, o TAGV vai receber esta ‘Festa, este ano com condições de projecção dos filmes melhoradas.

Como parceira deste festival está a Câmara Municipal de Coimbra, que entende ser importante associar-se a um evento que é já “uma referência nacional e na cidade”. Para além disso, salientou Carina Gomes, vereadora da Cultura, esta ‘Festa’ “enquadra-se nos eventos de relevante interesse municipal, nomeadamente, pela qualidade das produções trazidas”.

“Esta ‘Festa’ contribui para diversificar a oferta cultural da cidade, ajudando a fomentar um diálogo intercultural e intergeracional”, sublinhou a autarca, admitindo, este ano, um interesse maior neste evento, já que Coimbra quer “reforçar a sua dimensão europeísta, benéfica à sua candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027”.

“É importante estarmos associados às instituições e esta parceria, com a Alliance Française, com o Instituto Français e com a Embaixada de França é mais um passo nesse sentido”, afirmou Carina Gomes.

Uma das surpresas desta 20.ª edição é a presença da embaixadora de França em Portugal, Florence Mangin, no dia de abertura (15), que terá início com um cocktail para convidados.

Entre os filmes em exibição, salientam-se “Mon Bébé” – comédia dramática; “Tueurs” – policial; “Tout Nous Sépare” – drama; “Lola et ses frères” – comédia dramática; “Dans la Brume” – ficção científica; e “Fahim” – drama, biografia, com Gérard Depardieu.

Os preços para os filmes continuam a ser simbólicos, entre o um euro (para escolas) e três euros (para o público em geral), à venda na bilheteira do TAGV e em BOL.pt

A 20.ª ‘Festa do Cinema Francês’ teve já início em Lisboa, de 03 a 13 de Outubro; Setúbal, de 04 a 07; segue para Almada, de 09 a 13; depois Coimbra, de 15 a 19; o Porto recebe-a entre 22 e 27 de Outubro; Leiria, de 30 de Outubro a 03 de Novembro; Portimão, de 05 a 07; e Beja de 05 a 08 de Novembro.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com