Coimbra  15 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Festa da Freguesia de Trouxemil e Torre de Vilela arranca na sexta-feira

20 de Junho 2023 Jornal Campeão: Festa da Freguesia de Trouxemil e Torre de Vilela arranca na sexta-feira

A terceira edição da Festa da Freguesia de Trouxemil e Torre de Vilela decorre, entre os dias 23 e 25 de Junho, nas Caves de Coimbra, com gastronomia local, cultura e desporto como mote. 

Com o nome “Sabores da nossa terra”, está é uma iniciativa “vocacionada para divulgar a gastronomia da nossa União de Freguesias, tendo como os principais dinamizadores as nossas associações”, afirma o presidente da União de Freguesias (UF) de Trouxemil e Torre de Vilela, Horácio Costa.

Ao todo, estarão presentes 15 associações da UF, sendo que “a maioria terá uma mostra de gastronomia”, para divulgar as iguarias da região.

A abertura da feira decorre às 18h00, na sexta-feira, e as tasquinhas ficam responsáveis pelo jantar, a partir das 19h30. De seguida, as apresentações de Ruizinho de Penacova e do Dj DC trazem música aos visitantes.

No sábado, a programação arranca cedo, com o torneio inter-escolas “Traquinas”. A “Manhã Sénior” também decorre neste dia, com o rasteio de saúde para a população e as aulas de ginástica. Após o almoço nas tasquinhas, decorre a “Tarde infantil com mimo”. É a Banda 4U que promove o baile desta noite.

Como destaca o autarca, “este ano, a novidade que temos é um passeio de motos e motorizadas, pela rota das aldeias”, que decorre pelas 17h30. 

No domingo (25), a Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove a caminhada “Todos por Todos”, às 9h00. Esta iniciativa decorre desde a primeira edição da Festa, sendo “uma forma de sensibilizarmos as pessoas para este problema, que normalmente atinge uma grande faixa da população”, explica Horácio Costa. As inscrições têm um custo de cinco euros, que serão revertidos, na sua totalidade, para a LPCC. Esta é “uma forma de, indirectamente, recolhermos apoio monetário para a própria Liga”, completa.

Durante a tarde, a diversão fica a cargo da banda filarmónica Adriano Soares, do segundo concurso de “Melhor Arroz Doce” e de um showcooking, além da matiné com o artista Nuno Santos.

A entrada é gratuita.