Coimbra  19 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Fernando Regateiro distinguido no Congresso da Ordem dos Médicos de Cabo Verde

3 de Outubro 2023 Jornal Campeão: Fernando Regateiro distinguido no Congresso da Ordem dos Médicos de Cabo Verde

Fernando Regateiro, Professor jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, foi distinguido, pela Ordem dos Médicos de Cabo Verde, com o “Diploma de Honra ao Mérito”, pela sua contribuição para a valorização, capacitação e formação dos médicos caboverdianos

Fernando Regateiro deslocou-se à cidade do Mindelo, no final de Setembro, para participar no V Congresso da Ordem dos Médicos de Cabo Verde e aí proferir conferência, a convite do respectivo Bastonário, Dr. Danielson Veiga.

No decurso do Congresso, Fernando Regateiro foi distinguido, pela Ordem dos Médicos de Cabo Verde, com o “Diploma de Honra ao Mérito”, pela sua contribuição para a valorização, capacitação e formação dos médicos caboverdianos. Recorde-se que integra a Equipa de Coordenação da Formação em Exercício de especialistas em Medicina Geral e Familiar, por designação do Ministro da Saúde de Cabo Verde.

Na conferência, intitulada “Literacia em Saúde”, trouxe para a reflexão e discussão o relevante papel da literacia e da educação em saúde, para mais e melhor qualidade dos cuidados de saúde e para a sustentabilidade de um Serviço Nacional de Saúde. Lembrou que os cidadãos são sujeitos de direitos e de deveres e que a colocação do cidadão no centro dos processos implica uma visão nova, uma mudança de atitudes e comportamentos de cada cidadão, no modo como encara a sua responsabilidade para com a sua saúde e a saúde dos seus concidadãos e o uso dos recursos que o Estado paga com os seus impostos e põe à sua disposição. A este propósito, acentuou que a saúde de cada um, depende, em muito, do modo como, individualmente e como sociedade, a defendemos e promovemos, e que, quem paga os custos da organização e prestação dos cuidados de saúde e do tratamento das doenças é cada um de nós.

Neste contexto de pensamento, Fernando Regateiro realçou, de modo singular, o papel da educação, como base de toda a evolução favorável da perceção dos cidadãos em relação ao relevo do seu papel na saúde, tendo defendido que a educação para a saúde deve começar nos primeiros anos da escola, para ser eficaz e causar mudanças duradouras.

Fernando Regateiro é, actualmente, Professor Catedrático Jubilado Convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e membro externo cooptado do Conselho Geral da Universidade de Cabo Verde. Detém condecoração com a Medalha de Mérito, 1º grau, outorgada pelo Governo da República de Cabo Verde.