Coimbra  12 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Fernando Catroga agraciado com ‘honoris causa’ no Brasil

21 de Outubro 2019

O professor catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) Fernando Catroga vai ser distinguido, amanhã (22), em Porto Alegre, no Brasil, com o título de doutor ‘Honoris Causa’ pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

O historiador está aposentado desde 2015, mas continua a ter uma actividade científica relevante, sendo autor de várias obras nas áreas da história política e cultural, entre os quais se destacam “O Republicanismo em Portugal.

Da Formação ao 05 de Outubro de 1910”; “Mito e Rito”; “Entre Deuses e Césares. Secularização, Laicidade e Religião Civil”; “Res Publica. Cidadania e Representação Política em Portugal. 1820-1926”; ou “Os Passos do Homem como Restolho do Tempo. Memória e Fim do Fim da História”.

De entre os temas preferidos de investigação destacam-se o pensamento de Antero de Quental, o anticlericalismo de finais do séc. XIX e primórdios do século XX e o republicanismo.

Licenciado em Filosofia pela Universidade de Coimbra, foi assistente do Grupo de História, em 15 de Novembro de 1974, e doutorou-se em 30 de Novembro de 1988.

O então Presidente da República Jorge Sampaio agraciou Fernando Catroga, em 1998, com a comenda da Ordem de S. Tiago.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com