Coimbra  22 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Fenprof assinala casos de covid-19 em escolas de Coimbra, Cantanhede e Lousã

9 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Fenprof assinala casos de covid-19 em escolas de Coimbra, Cantanhede e Lousã

Cinco escolas de Coimbra estão entre os 141 estabelecimentos de ensino do país com registo de casos positivos de covid-19, segundo a Federação Nacional dos Professores (Fenprof).

Em Coimbra são referidas a EB1 Solum Sul, a Escola Secundária da Quinta das Flores, o Centro de Bem-Estar Infantil do Movimento de Casais de Santa Maria, a AE Rainha Santa Isabel (EB1 de Sargento-Mor) e a Escola Secundária Avelar Brotero. A lista inclui a 2.3 de Cantanhede e a EB2 da Lousã.

A Fenprof divulgou o nome de 122 escolas públicas e privadas onde existiam ou tinham existido casos de covid-19.

Na sequência da divulgação do documento, “houve diversos contactos estabelecidos com a Fenprof que levam à sua actualização, somando agora 141 estabelecimentos”, refere a Federação.

Em cinco horas, a Fenprof foi informada de mais 23 casos, mas também teve de retirar da lista quatro estabelecimentos de ensino, por não terem registado surtos em ambiente escolar durante o actual ano lectivo.

Em causa estava o Agrupamento de Escolas (AE) Monte da Ola, em Viana do Castelo, e o AE de Santa Maria Maior, que conta com alunos de quarentena, mas por infeção em familiares, explica a Fenprof.

Também a Escola Secundária Jaime Cortesão, em Coimbra, e a Fundação António Aleixo, em Quarteira, desapareceram da lista porque os casos de infecção ocorreram no final do ano lectivo anterior.

A lista de escolas divulgada hoje pela Fenprof está disponível no site da Federação, que promete ir actualizando as informações.

Com a listagem de escolas, a Fenprof veio pôr em causa dados avançados na quarta-feira pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) que apontavam para apenas 23 surtos activos em ambiente escolar.

A Fenprof voltou hoje a pedir ao Ministério da Educação a lista de estabelecimentos em que já houve ou existem casos assim como o pedido para saber quais os procedimentos adoptados em cada um deles.