Coimbra  15 de Julho de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Feira Medieval: de 19 a 21 de Julho Coimbra revive conquista de Fernando Magno

27 de Junho 2024 Jornal Campeão: Feira Medieval: de 19 a 21 de Julho Coimbra revive conquista de Fernando Magno

No próximo mês de Julho, entre os dias 19 e 21, a cidade de Coimbra retrocede no tempo para celebrar a 29.ª edição da Feira Medieval, um dos eventos mais emblemáticos do calendário cultural local. Este ano, as actividades começam na sexta-feira, 19 de Julho, com a Ceia Medieval nos Claustros da Sé Velha, marcando o início desta viagem histórica.

A Ceia Medieval, agendada para as 20h00, transporta os participantes para o ambiente festivo do século XI, com a Companhia Almanach encenando desde a “abertura do arraial e arruadas dos trovadores” às 19h00, até a cerimónia de “bênção do terreiro pela clerezia” às 22h00, seguida por um espectáculo de teatro de fogo às 23h00 e a tradicional “Ronda dos aguazis” à meia-noite.

As inscrições para a Ceia Medieval já estão abertas a partir de hoje, dia 27 de Junho, e permanecem disponíveis até 15 de Julho. Os interessados podem inscrever-se através do correio electrónico dct@cm-coimbra.pt, do telefone 239 857 507 (Divisão de Cultura – Convento São Francisco), ou pessoalmente no Convento São Francisco.

Durante todo o fim-de-semana (de 19 a 21) das 12h00 à meia-noite no sábado e das 12h00 às 22h00 no domingo, a cidade alta de Coimbra será transformada para receber os visitantes numa autêntica viagem ao passado medieval. A programação inclui actividades no Largo da Sé Velha, Quebra-Costas, Pátio do Castilho, Arco de Almedina, entre outros locais históricos, oferecendo uma experiência rica em cultura e tradição.

A edição deste ano da Feira Medieval é dedicada aos “960 anos da conquista definitiva de Coimbra por Fernando Magno, ficando o governo da região entregue a D. Sesnando”, promovendo um mergulho profundo na história local e na atmosfera medieval. Organizada pela Câmara Municipal de Coimbra, a feira conta com a parceria da Diocese de Coimbra, da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e dos Serviços de Acção Social da Universidade de Coimbra (SASUC), garantindo um evento enriquecedor para todos os participantes e visitantes.