Coimbra  19 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Feira do Mel e da Castanha da Lousã cresce e é já “a melhor do país”

16 de Novembro 2017

Um dos eventos mais esperados do ano no concelho da Lousã, a Feira do Mel e da Castanha, está de volta para a sua 28.ª edição, entre amanhã (17) e domingo (19), no Parque Municipal de Exposições.

O certame tem-se vindo a afirmar a nível nacional nos últimos anos como “a melhor feira do mel do país”, segundo a autarquia lousanense.

Uma vez mais, e mantendo a qualidade das edições anteriores, a Feira do Mel e da Castanha vai contar com a participação de 140 expositores e um programa de animação diversificado, com diversas actividades promovidas e dinamizadas por instituições e artistas locais, mas também nacionais.

A vertente expositiva será composta por apicultores, produtores, comerciantes de castanha e de outros produtos endógenos da região, bem como por instituições e artesãos, quer do concelho como de todo o país, notando-se “um aumento considerável de expositores em relação a anos anteriores”, salienta o Município.

No espaço haverá, ainda, uma zona destinada a produtos gastronómicos diversos, com representatividade nacional, um espaço dedicado à animação e uma tenda, com cinco tasquinhas, dinamizadas pelas associações locais, junto às quais existirá um espaço para animação infantil.

“A Feira da Castanha e do Mel da Lousã é uma das mais antigas feiras realizadas no país, destacando-se, também, pelo facto de ter sido a primeira a expor e comercializar unicamente mel certificado”, realça a autarquia, concluindo que este tem demonstrado ser “um evento de sucesso, que marca o calendário cultural e gastronómico, pelo prestígio que conquistou e pela qualidade que sempre apresenta”.

Programa diversificado ajuda a manter os visitantes no espaço

A inauguração oficial da Feira acontece amanhã (17), pelas 17h30, seguindo-se uma arruada promovida pelo Grupo de Concertinistas da Lousã e uma animação itinerante de “Da Cruz, one man band”. À noite, pelas 22h00, actuarão na tenda da animação os lousanenses “Ponto e Vírgula”, seguidos pelo DJ Agostinho.

No sábado (18), a RTP vai marcar presença no certame com o programa “Aqui Portugal”, que estará em directo durante toda a tarde, permitindo “um momento adicional de animação e de promoção do evento e do concelho”, destaca a Câmara Municipal da Lousã.

A noite de sábado, a partir das 20h00, será preenchida com uma animação itinerante intitulada “Chiclateira” e, pelas 21h00, actua o Grupo de Cantares do Grupo Etnográfico da Região da Lousã. A banda “Os Red” são os artistas que se seguem no palco, seguindos pelos DJs “Arrebimba o Malho”.

O último dia de certame, no domingo (19), tem início, às 08h30, com a “Caminhada de São Martinho, que irá passar por alguns dos sítios mais bonitos da serra da Lousã, terminando com a realização de um magusto numa das Aldeias do Xisto.

Já a tarde de domingo será animada com diversas arruadas, promovidas pela Escola de Concertinas da Lousã, pelo Grupo de Concertinas “Sons de Vilarinho” e pelo Grupo de Concertinas de Serpins “Luís Carvalho e alunos”.

Durante o dia vão, também, realizar-se sessões de “showcooking”, dinamizadas pelos chefs Flávio Silva e Hugo Marques. Pelas 17h30 realiza-se o habitual magusto tradicional – oferecido à população pela Câmara Municipal -, que contará com animação do Rancho Infantil Estrelinhas da Ponte do Areal. A noite, a partir das 21h30, fica a cargo de Ramiro Simões.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com