Coimbra  26 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Feira do Bairro Norton de Matos regressa a 06 de Junho

22 de Maio 2020 Jornal Campeão: Feira do Bairro Norton de Matos regressa a 06 de Junho

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra está a preparar a reabertura da Feira do Bairro Norton de Matos, que deverá voltar a realizar-se a 06 de Junho.

Contudo, “para garantir a segurança de vendedores, clientes e da comunidade na retoma desta actividade económica, a autarquia vai proceder à delimitação dos lugares de venda e criar circuitos de deslocação unidireccional”, revela a autarquia.

Durante a próxima semana, os vendedores devem proceder ao “recenseamento simplificado nos serviços municipais, sendo depois realizada a atribuição dos espaços por consenso e em consideração da ocupação habitual”, notando que o mesmo local se manterá até final do ano, bem como a isenção de taxas de ocupação do espaço público.

O Município esclarece, ainda, que na véspera da reabertura, no local da feira, será realizada uma acção de sensibilização junto dos vendedores para implementação do plano de contingência adoptado.

A Câmara Municipal está já a trabalhar com o objectivo de permitir a reabertura da Feira do Bairro Norton de Matos, pelo que os vendedores habituais e que tenham interesse em participar deverão preencher um requerimento adaptado especificamente à feira, que inclui uma cópia da planta do recinto, para que os vendedores indiquem o local onde habitualmente se instalam. Esse recenseamento deverá ser efectuado nos serviços de atendimento do Município, entre os dias 25 e 29 de Maio (na próxima semana), das 08h00 às 20h00, existindo um atendimento dedicado exclusivamente para esta temática.

“Por isso, ao contrário do que actualmente é exigido, não será necessário agendamento prévio para esta questão. Nessa altura, os vendedores receberão também a documentação informativa referente às regras de segurança a implementar na feira, em linha com as medidas definidas pela Direcção Geral de Saúde (DGS)”, nota a autarquia.

A Câmara irá proceder à delimitação dos lugares de venda, mediante pintura no chão, e criar circuitos de deslocação unidireccional para os clientes, alargando o espaço da feira que se realiza num local com área total de cerca de 5 000 metros quadrados, “mas que habitualmente nem metade é utilizada pelos vendedores que se concentram mais a Sul”.

Assim, “será necessário proceder à distribuição dos espaços por consenso, na medida do possível, até ao final do ano civil, tendo em consideração a ocupação habitual”, sendo que esta acção se vai realizar entre os dias 01 e 04 de Junho.

A isenção das taxas municipais para os vendedores é uma medida que vem no seguimento das medidas adoptadas pela Câmara para “ajudar a colmatar os impactos da pandemia de covid-19 na economia local e, neste caso particular, na vida dos comerciantes e vendedores que exercem a sua actividade na Feira do Bairro Norton de Matos”.

O objectivo é, precisamente, “ajudar este tipo de comércio não sedentário que, pelas suas características de funcionamento, ainda demorou mais tempo a ter condições para retomar a actividade e que obriga a uma exigente e responsável adopção de procedimentos para que seja assegurada que a epidemia não se propague”.

A proposta já foi aprovada pelo presidente da Câmara, Manuel Machado, e vai ser ratificada na reunião do executivo municipal da próxima segunda-feira (25).

Recorde-se que, já amanhã (23), regressa a Feira dos 7 e 23, que se realiza na Bencanta, em São Martinho do Bispo.