Coimbra  12 de Maio de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Feira de Velharias regressa este sábado à requalificada Praça do Comércio

23 de Abril 2021 Jornal Campeão: Feira de Velharias regressa este sábado à requalificada Praça do Comércio

A obra de valorização e revitalização da Praça do Comércio, na Baixa de Coimbra, está concluída, o que vai permitir o regresso da Feira de Velharias a este espaço emblemático.

Um certame que é uma referência no panorama nacional deste tipo de eventos, apresentando antiguidades, desde utensílios domésticos, decorativos, cerâmicas, vidros, latoarias, peças de joalharia e ourivesaria, livros trazidos por alfarrabistas, discos de vinil, selos postais e outras preciosidades, em boa parte, pertença de coleccionadores de longa data.

Depois de um interregno de um ano, devido à pandemia da covid-19, o evento regressa também agora ao espaço que o acolheu durante mais de duas décadas. As últimas edições da Feira de Velharias realizaram-se no Terreiro da Erva e na Via Central, devido às obras de requalificação da Praça do Comércio. Um investimento superior a meio milhão de euros, integrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, e que teve como objectivo requalificar o espaço público e as infraestruturas do subsolo.

A estratégia passou pela criação de espaço para esplanadas em torno da igreja de S. Bartolomeu; pelo controlo do estacionamento automóvel através da introdução de pilaretes fixos e semiautomáticos, reduzindo a presença de estacionamento abusivo permanente no espaço central da Praça; e pelo embelezamento do local, tendo sido plantadas árvores ornamentais de pequeno porte, mais especificamente magnólias.

A empreitada passou ainda pela substituição ou reaplicação das zonas de lajeado que se encontravam danificadas; a reparação do dreno que contorna o perímetro da Praça; a substituição do material anterior, calcário cinza, por lajetas de granito e o alargamento dos corredores transversais ao atravessamento da Praça; a revisão do sistema de recolha de lixos domésticos; a reparação das luminárias suspensas e a sua adaptação ao sistema de iluminação LED; e a modernização de alguns troços da rede de drenagem através da criação de um sistema de condutas separativas.

Com todas estas melhorias a Feira de Velharias terá melhores condições para a sua realização. O evento vai decorrer no rigoroso cumprimento de todas as regras definidas pelo Plano de Contingência especificamente criado para o evento, que permite cumprir a legislação em vigor e as recomendações das autoridades de saúde.

A concretização da iniciativa respeitará, assim, todas as normas em vigor quanto à ocupação, à permanência no espaço e ao distanciamento físico entre todos aqueles que acorram à Praça do Comércio. O uso de máscara é obrigatório, bem como o distanciamento físico, a higienização das mãos e o respeito pela sinalização implementada no local.

O calendário das próximas edições da Feira de Velharias fica sujeito à evolução da pandemia da covid-19 e ao estrito cumprimento da legislação em vigor, das recomendações da Direcção-Geral da Saúde, bem como de Plano de Contingência específico para o evento. A calendarização prevista é: 22 Maio; 26 Junho; 24 Julho; 28 Agosto; 25 Setembro; 23 Outubro; 27 Novembro; 18 Dezembro (devido ao Natal coincidir com o quarto sábado).