Coimbra  7 de Outubro de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Feira de São João regressa a Sarzedo para três dias de festa

20 de Junho 2022 Jornal Campeão: Feira de São João regressa a Sarzedo para três dias de festa

A Feira de São João regressa esta semana a Sarzedo (Arganil), de sexta-feira (24) a domingo (26). Numa organização conjunta da Junta de Freguesia e o Município de Arganil, a Feira regressa para aquela que será a sua 25.ª edição.

A cerimónia de abertura vai ter início às 20h30, depois de uma Arruada com Zé Pereira. Depois, e em dia de São João, seguem-se as Marchas Populares de São Martinho da Cortiça e Santo António dos Olivais. Neste dia, é também marco obrigatório a fogueira de São João. A encerrar, vai decorrer um baile popular, à meia-noite, com o grupo Flora do Mondego.
No sábado, a festa começa bem cedo, com a Arruada, às 8h00, e uma caminhada com roteiro turístico e workshops, às 9h00. À tarde, vai haver um torneio de malha, a fazer reviver tempos passados e as memórias dos jogos tradicionais em família e a típica sardinhada. Às 22h00, os festejos encerram com a actuação dos Cherry On Top.
Domingo será o último dia do evento, que começa com a performance da Associação Filarmónica Barrilense, às 8h00, seguida de uma missa campal. Ao longo do dia, a música preenche o espaço com o Grupo de Concertinas da Folgosa da Madalena (Seia), encerrando com o Grupo Folclórico Serra do Ceira, às 18h00.

Segundo Idílio Correia, presidente da Junta de Sarzedo, esta edição pretende, “pelo menos”, igualar a adesão das pessoas em anos anteriores à pandemia. Lembrando que nos últimos anos tinha vindo a crescer, espera que o interregno forçado de dois anos não tenha amolecido esse processo. O autarca recorda, ainda, que a localização central do evento ajudou a impulsionar a sua expansão, contando com “umas centenas largas” de visitantes nestes dias.