Coimbra  21 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Feira das Cebolas regressa à praça do Comércio

17 de Agosto 2019

A praça do Comércio volta a receber mais uma Feira das Cebolas, entre hoje (17) e dia 24 de Agosto.

A iniciativa, promovida pelo grupo folclórico “Os Camponeses de Vila Nova”, em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, conta já com 34 anos e continua a atrair muita gente, sobretudo os turistas.

Segundo Rui Lopes, presidente da Direcção do grupo, “cerca de 70 por cento dos visitantes são turistas” que ficam deslumbrados não só com a forma criativa como se apresentam as cebolas, mas também com o programa de animação popular e com os famosos petiscos servidos nas tasquinhas, onde podem desfrutar das iguarias regionais.

Inspirado na antiga Feira de S. Bartolomeu, o certame garante oito dias de grande animação, que leva até à “Baixa” da cidade algumas tradições do mundo rural.

Rui Lopes assume que o envelhecimento da população se traduz no decréscimo da produção, havendo, por isso, “maior dificuldade” em juntar um grande número de vendedores nesta realização.

No entanto, em termos de público a feira continua em alta, atraindo todos os anos muitos visitantes.

A inauguração oficial da Feira das Cebolas decorrerá hoje (17), pelas 22h00, continuando até ao sábado seguinte.

Assim, ao longo destes dias, as tranças de cebolas criam um cenário atractivo naquela praça, onde, a partir das 18h00, começa a funcionar a tasquinha, com gastronomia e doçaria regional.

A animação musical reúne vários grupos de diferentes pontos do país, destacando-se um açoriano, ligados à etnografia, ao folclore, às concertinas, às cordas, às tunas e, ainda, ao fado.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com