Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FDUC recebe presidente da Plataforma da Memória e da Consciência Europeia

7 de Outubro 2021

A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) recebe, amanhã (8), o presidente da Plataforma da Memória e da Consciência Europeia, Łukasz Kamiński, parra assinalar a abertura da exposição “Memória Totalitarismo na Europa”.

Segundo a FDUC, Łukasz Kamiński é um historiador polaco especializado na história da Polónia pós 1945, particularmente no período de ocupação soviética e na “República Popular Polaca” imposta pela União Soviética. O historiador é presidente da Plataforma de Memória e Consciência Europeia desde Novembro de 2019 e, entre 2011 e 2016, foi presidente do Instituto de Memória Nacional (polaco).

“Kamiński é um dos signatários fundadores da Declaração de Praga sobre Consciência Europeia e Comunismo”, disse a FDUC, acrescentando que “a Plataforma da Memória e da Consciência Europeia é uma organização não governamental internacional cujo propósito é aumentar a consciência pública sobre a história europeia e os crimes cometidos por regimes totalitários, encorajando ampla discussão a nível europeu sobre as causas e consequências desses regimes”.