Coimbra  19 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FDUC recebe personalidades do mundo jurista em seminário de Verão

18 de Junho 2019

A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) vai receber um seminário de Verão, entre os dias 01 e 03 de Julho, com o tema “25 Anos de diálogo jurídico: Perspectivas de um mundo sem fronteiras”.

No dia 01 de Julho, o evento inicia às 09h00 com palavras de abertura de Amilcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra; Rui de Figueiredo Marcos, director da FDUC; Manuel Carlos Lopes Porto, presidente da Associação de Estudos Europeus de Coimbra (AEEC); Rubens Lopes da Cruz, presidente do Instituto de Pesquisas e Estudos Jurídicos Avançados (IPEJA); e, ainda, Cristiane Frota, directora do IPEJA.

Pelas 09h30 decorre, então, a sessão de abertura com a presença do professor José Joaquim Gomes Canotilho, membro do Conselho Superior do Ministério Público, e os ministros do Supremo Tribuna Federal Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello. A sessão será moderada pelo ministro João Otávio Noronha.

Vários serão os subtemas abordados, sob o mote 25 Anos de diálogo jurídico: Perspectivas de um mundo sem fronteiras”.

Às 11h30 os ministros Ricardo Villas Bôas Cueva e Luiz Alberto Gurgel de Faria e o professor Vital Moreira, com moderação do ministro Marco Aurélio Buzzi, irão falar sobre “Constitucionalismo global”.

Já no período da tarde, pelas 14h00, para debater sobre “Criminalidade Trans-estadual está o ministro Jorge Mussi, o desembargador Ney de Barros Bello Filho e o professor Pedro Caeiro. Como moderador estará o ministro Paulo Moura Ribeiro.

Para encerrar o primeiro dia, pelas 16h30, Maria Manuela Tavares irá moderar as intervenções dos ministros Sebastião Reis e Rogério Schietti e, ainda, do professor Manuel Lopes Porto sobre “Migrações e demografia”.

No dia 02 de Julho o seminário irá decorrer apenas no período da manhã com a presença dos ministros Luís Filipe Salomão e Mauro Campbell Marques, do desembargador Elton Leme e das professoras Alexandra Aragão e Maria da Glória Garcia. Com a moderação do ministro Raul Araújo, abordarão os “Desafios do clima”.

Para o último dia, 03 de Julho, são esperadas mais personalidades do mundo jurídico.

Às 09h30 o mote será a “Globalização financeira”, sessão que será moderada pelo ministro Antônio Carlos Ferreira, e conta com a participação da desembargadora Letícia Mello, do ministro Reynaldo Soares da Fonseca e do professor João Nuno Calvão da Silva.

Pelas 11h00 o ministro Benedito Gonçalves irá moderar o debate sobre “Comércio Internacional”, com o desembargador Theóphilo Antonio Miguel, o professor Luís Pedro Cunha e com Márcio Fernandes.

Ao início da tarde, pelas 14h30, decorre mais uma sessão , desta vez sobre “Desafios de efectividade da jurisdição”. Nesta sessão estará presente o professor José Luís Cruz, como moderador, e os ministros Paulo de Tarso Sanseverino e Marcelo Navarro, o professor José Manuel Quelhas e, ainda, João Batista Pacheco Antunes.

A sessão de encerramento decorre às 16h30 com o ministro Dias Tóffoli, o professor Cardoso da Costa e o ministro Alexandre de Moraes.

O evento encerra com um jantar que terá lugar na Quinta das Lágrimas.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com