Coimbra  22 de Setembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FDUC organiza 2.º curso de Direito da Insolvência

1 de Setembro 2021 Jornal Campeão: FDUC organiza 2.º curso de Direito da Insolvência

A Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) inicia já a partir de sábado (4) o II Curso de Direito da Insolvência online (II Insonline).

O curso, organizado pelo IDET – Instituto de Direito das Empresas e do Trabalho, tem como coordenadores os Professores Associados Alexandre de Soveral Martins e Carolina Cunha. As aulas do curso decorrem aos sábados e têm como docentes Professores Universitários, Magistrados, Advogados e Administradores da Insolvência.

Num momento em que as circunstâncias não são as melhores para muitas empresas, conhecer os instrumentos que permitem enfrentar dificuldades económicas e financeiras permite salvar postos de trabalho e contribuir para combater a pobreza, procurando construir uma estrutura económica mais resiliente. Mas também as pessoas singulares que, por muitas e diversas razões (desemprego, doença ou outras), são confrontadas com a sua insolvência podem contar com soluções que as auxiliem.

O Direito da Insolvência, incluindo os mecanismos de recuperação de empresas, exige de todos os práticos que lidam com aquele ramo um esforço constante de actualização, podendo assim identificar mais facilmente os problemas que o cumprimento das suas tarefas pode enfrentar e conhecer as formas de os ultrapassar.

O II Insonline é, pois, um contributo da Academia para que o ambiente legal em que cidadãos e empresas se movem possa ser utilizado de forma mais rápida e eficiente, auxiliando uns e outras a superar momentos difíceis, evitando a destruição de valor e assegurando que os credores receberão, pelo menos, uma parte do que lhes é devido.