Coimbra  21 de Agosto de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

FCTUC: Norberto Pires lança livro “Indústria 4.0”

4 de Abril 2019

“Automação e Controlo Industrial – Indústria 4.0” é o título do novo livro da autoria de Norberto Pires, docente e investigador no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

Editada pela Lidel, a obra aborda temas como “Fundamentos de automação e controlo industrial”, “Sensores industriais”, “Controladores automáticos industriais: PID,Sistemas de produção 4.0”, entre outros.

Numa altura em que “os sistemas automáticos, os sistemas inteligentes, a inteligência artificial e os robôs são elementos do nosso dia-a-dia e ameaçam fazer uma transformação radical na forma como vivemos e trabalhamos, faz sentido estudar os fundamentos de uma das áreas mais importantes nos desenvolvimentos que permitiram a quarta revolução industrial: a Automação e o Controlo Industrial”, afirma o autor.

Norberto Pires refere, ainda, que este livro “foi preparado para ser um guia detalhado para uma disciplina de Automação e Controlo Industrial ao nível do terceiro ou do quarto anos de um curso superior, universitário ou politécnico, de Engenharia Mecânica, Industrial, de Produção, Eletrotécnica, etc. Está também particularmente adaptado para profissionais da indústria da automação e controlo industrial, como os integradores de sistema, incluindo utilizadores finais”.

O autor acrescenta que a obra foi organizada “para poder ser acessível a leitores de várias exigências técnicas e científicas, estando redigida numa linguagem rigorosa e acessível, acompanhada de um conjunto muito alargado de exemplos práticos totalmente desenvolvidos e explicados”. Além disso, todos os programas realizados para esses exemplos, assim como vídeos de demonstração, “são fornecidos com o livro num pacote de software e outras ferramentas”.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com