Coimbra  25 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Famílias de Arganil beneficiam de poupança fiscal de 38 mil euros com IMI Familiar

29 de Março 2024 Jornal Campeão: Famílias de Arganil beneficiam de poupança fiscal de 38 mil euros com IMI Familiar

O Município de Arganil vai beneficiar 717 agregados familiares como uma poupança fiscal de aproximadamente 78 mil euros através da aplicação do IMI Familiar. Esta medida atribui desconto às famílias arganilenses com dependentes a seu cargo. Famílias com um filho beneficiam de uma redução de 30 euros; com dois filhos a dedução é de 70 euros e com três ou mais filhos o desconto é de 140 euros.

Do pacote de benefícios fiscais adoptados pela autarquia faz ainda parte a aplicação da taxa mínima de IMI, de 0,3%, para os prédios urbanos (habitação), o valor mais baixo permitido por lei. Aos prédios rústicos será cobrada a taxa definida para todos os concelhos do país: 0,8%.

“Acredito que todas as medidas são poucas quando se trata de apoiar as nossas famílias, e é por isso que nos empenhamos em aliviar os seus encargos financeiros, dentro do que são as competências da autarquia”, sublinha Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil.

Ainda em matéria fiscal, o Município de Arganil volta a abdicar da totalidade da receita do IRS a que teria direito por lei (5%) em prol dos seus munícipes. Em 2024 vai entregar 350 mil euros às famílias arganilenses, depois de em 2023 ter devolvido 309 mil euros.

“Mantemos o compromisso de promover uma fiscalidade tão reduzida quanto possível, consciente das adversidades com que os nossos munícipes se deparam, como o aumento das taxas de juro, a inflação ou o preço da electricidade”, refere Luís Paulo Costa.