Coimbra  4 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Faleceu o Padre Serra, fundador do Lar de S. Martinho do Bispo em Coimbra

17 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Faleceu o Padre Serra, fundador do Lar de S. Martinho do Bispo em Coimbra

O Padre Francisco Proença Serra, fundador do Lar de S. Martinho – Obra do Padre Serra, faleceu hoje, aos 92 anos, anunciou a instituição.

O Padre Serra encontrava-se na Unidade de Cuidados Continuados das Residências Montepio, em Coimbra.

Em Julho, do ano passado, no 916.º aniversário da freguesia de S. Martinho do Bispo, a União de Freguesias destacou o papel de Francisco Proença Serra, natural do concelho da Covilhã, na criação e desenvolvimento de uma obra social que há mais de meio século se dedica ao acolhimento e educação de crianças e jovens em risco.

“Chegaram a ser quatro casas de acolhimento: Leiria, Figueira da Foz, Alcarraques e S. Martinho do Bispo, a receber em simultâneo cerca de duas centenas de crianças e jovens”, salientou, na ocasião, Jorge Veloso, presidente da Junta, frisando que ali em Fala – S. Martinho nasceu a primeira casa.

Actualmente, para além de S. Martinho do Bispo, a Obra do Padre Serra dispõe de mais dois pólos: Lar O Girassol (Alcarraques) e Casa da Criança de Santo António (Fontela, Figueira da Foz).

O funeral efectua-se na segunda-feira, dia 18, às 15h00, da Igreja Matriz de São Martinho do Bispo para o cemitério local. O seu corpo encontra na Capela Mortuária da Igreja Matriz de São Martinho do Bispo, desde as 18h00 deste domingo.