Coimbra  15 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Faleceu o padre António Sousa, capelão da Rainha Santa e ex-director da Cáritas

31 de Maio 2023 Jornal Campeão: Faleceu o padre António Sousa, capelão da Rainha Santa e ex-director da Cáritas

O padre António Sousa, que faleceu esta quarta-feira, aos 86 anos, era o capelão da Confraria da Rainha Santa Isabel e foi, durante mais de três décadas o director da Cáritas de Coimbra.

Nascido a 29 de Maio de 1937, fez 86 anos no passado dia 29 de Maio e faleceu hoje, dia 31 de Maio, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, conforme informa a Confraria da Rainha Santa.

“A cidade de Coimbra perdeu um ser humano e um amigo verdadeiramente inspirado e inspirador e que deixa uma extensa obra para nos fazer lembrar da sua importância. Que a Rainha Santa o receba nos seus braços e o acompanhe na chegada ao Céu”, refere a Confraria na nota em que expressa “profundo pesar”.

O velório do padre António Sousa é realizado na Igreja da Rainha Santa Isabel, a partir das 17h00, onde será celebrada uma missa de corpo presente às 18h00. O funeral será amanhã (quinta-feira), com missa na Igreja da Rainha Santa Isabel, às 11h00, presidida pelo bispo de Coimbra, Virgílio Nascimento Antunes, seguindo-se o funeral para o Paião, Figueira da Foz, sua terra natal.

De 1967 a 2005, o padre António Sousa foi grande impulsionador da Cáritas Diocesana de Coimbra, primeiro como seu assistente eclesiástico e depois como presidente da Direcção.

Segundo a Cáritas de Coimbra, a ele se deve a multiplicação de campos de intervenção social desta instituição, a animação pastoral das comunidades, a promoção comunitária, alfabetização, saúde, acção social com crianças, jovens, idosos, mulheres em risco, migrações, etnias, entres outras áreas.