Coimbra  12 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Faleceu Norberto Canha, ortopedista que abriu as novas instalações dos HUC

24 de Março 2024 Jornal Campeão: Faleceu Norberto Canha, ortopedista que abriu as novas instalações dos HUC

Norberto Canha, cirurgião ortopedista que presidiu aos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) de 1984 a 1988 e dirigiu a mudança para as novas instalações, faleceu este domingo, aos 94 anos.

Professor jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde terminou o curso em 1957, Norberto Jaime Rêgo Canha era natural de Vales da Vilariça, Alfândega da Fé (Bragança), onde nasceu a 18 de Agosto de 1929.

O Professor Norberto Canha recebeu a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro, atribuída pelo Ministério da Saúde, a 7 de Abril de 2017.

A par com a carreira hospitalar, o cirurgião ortopedista investigou, escreveu e colaborou em inúmeros artigos científicos de enorme relevância, que contribuem para o conhecimento e prática clínica e, consequentemente, para a melhoria dos cuidados de saúde nas áreas em estudo.

Norberto Canha foi presidente da Sociedade Portuguesa de Ortopedia em 1985-1986 e director do Serviço de Ortopedia dos Hospitais da Universidade de Coimbra desde 1973 e por mais de duas décadas.

No Dia da Cidade, em 2023, Norberto Canha foi distinguido com a Medalha de Ouro de Coimbra.

O médico ortopedista desde sempre se interessou pela filariose linfática, doença que afecta muitos cidadãos em África, nomeadamente, na Guiné-Bissau. Dando sequência a um trabalho realizado nos anos 60, quando prestou serviço militar na Guiné (cirurgião militar mobilizado entre 1961 e 1963), o Professor Norberto Canha reuniu uma equipa de profissionais de saúde bem como os recursos económicos necessários e partiu para a Guiné-Bissau em Janeiro de 2018 com a missão de chefiar essa equipa cirúrgica que deveria efectuar 20 cirurgias. A missão Catimbó decorreu com enorme sucesso, já que foram realizadas 47 cirurgias. Animado pelos resultados, realizou com a sua equipa uma segunda ida ao país africano.

O funeral de Norberto Canha, casado com Célia Maria Cristina Barranha Rêgo Canha, realiza-se terça-feira, às 14h30, da Capela de S. Miguel da Universidade de Coimbra para jazigo de família no cemitério da Conchada.