Coimbra  1 de Junho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Faleceu Miranda Calha, antigo secretário de Estado do Desporto e da Defesa

28 de Março 2020 Jornal Campeão: Faleceu Miranda Calha, antigo secretário de Estado do Desporto e da Defesa

Faleceu, hoje (28), Júlio Miranda Calha, antigo secretário de Estado do Desporto e da Defesa e deputado constituinte do PS, aos 72 anos.

Professor de profissão, licenciado em letras, Miranda Calha foi deputado desde 1975 até à última legislatura, entre 2015 e 2019.

Na Assembleia da República, como deputado, foi presidente das comissões parlamentares de Defesa Nacional e de Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, tendo, também, desempenhado cargos como membro da Assembleia Parlamentar da União da Europa Ocidental.

Em termos de funções executivas, além das pastas do Deporto e da Defesa, Miranda Calha foi também secretário de Estado da Administração Regional e Local e governador civil de Portalegre.

Especialista em questões de defesa, foi condecorado com a Grã Cruz da Ordem do Mérito, tendo ainda sido distinguido como Grande Oficial da Ordem do Infante e com a medalha de Mérito Municipal Grau Ouro pelo Município de Portalegre.

No plano político interno dos socialistas, Miranda Calha esteve sempre próximo de Mário Soares como secretário-geral e apoiou as candidaturas derrotadas de Jaime Gama à liderança deste partido (primeiro contra Vítor Constâncio, depois contra Jorge Sampaio).

Mais recentemente, ainda no que respeita à vida interna do PS, Miranda Calha apoiou as lideranças de José Sócrates e de António Costa.