Coimbra  29 de Maio de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Faleceu Milton Costa, professor catedrático da FCTUC

8 de Janeiro 2020 Jornal Campeão: Faleceu Milton Costa, professor catedrático da FCTUC

Milton Costa, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), com 71 anos, faleceu hoje, de doença súbita.

A informação foi confirmada pela FCTUC na sua página do Facebook.

Docente do Departamento de Ciências da Vida, Milton Costa era natural de Bustos, em Oliveira do Bairro e, segundo o “Jornal da Bairrada”, chegou a ser agraciado, em Agosto de 2016, com o Prémio Carreira na II Gala de Mérito do Concelho de Oliveira do Bairro.

O professor catedrático fez o seu percurso académico nos Estados Unidos da América (EUA), onde estavam emigrados os seus pais, tendo mais tarde vindo para Portugal e para a Universidade de Coimbra, onde foi professor, primeiro de Zoologia, depois de Microbiologia.

Além disso, foi presidente da Sociedade Portuguesa de Microbiologia (SPM), entre 1996 e 2002, e à Federation of European Microbiology Societies (FEMS), entre 2007 e 2010, tendo sido o primeiro português a presidir à comissão mundial responsável pela descrição e classificação de bactérias – Comissão Internacional Sistemática de Procariotas.

Ainda em 2016 foi distinguido com o Prémio Carreira Nicolau van Uden da Sociedade Portuguesa de Microbiologia; já em Maio de 2019, esteve na Polónia, para receber o prémio Universitatis Lodziensis Amico, pela Universidade de Lodz.