Coimbra  16 de Outubro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Faleceu Freitas do Amaral, fundador do CDS

3 de Outubro 2019

O fundador do CDS e ex-ministro Freitas do Amaral faleceu, hoje (03), aos 78 anos, confirmou fonte da família à agência Lusa.

O Professor universitário, que nasceu na Póvoa de Varzim, foi líder do CDS, partido que ajudou a fundar a 19 de Julho de 1974, tendo sido, ainda, ministro em vários governos.

Freitas do Amaral, que estava internado desde 16 de Setembro, fez parte de governos da Aliança Democrática, entre 1979 e 1983, e mais tarde do PS, entre 2005 e 2006, após ter saído do CDS em 1992.

O Presidente da República manifestou profundo pesar pela morte de Freitas do Amaral, que recordou como um dos “pais fundadores” do sistema político-democrático português e um grande amigo pessoal de meio século.

“O Presidente da República, que, além do mais, perdeu um grande amigo pessoal de meio século, apresenta à sua Família a expressão de grande saudade, mas, sobretudo, da gratidão nacional para o que foi o papel histórico de ter sido aquele dos Pais Fundadores a integrar a direita conservadora portuguesa na Democracia constitucionalizada em 1976”, lê-se numa nota publicada no `site´ da Presidência.

 

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com