Coimbra  7 de Agosto de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Fado de Coimbra vence final regional das ‘7 Maravilhas da Cultura Popular’

23 de Julho 2020 Jornal Campeão: Fado de Coimbra vence final regional das ‘7 Maravilhas da Cultura Popular’

O Fado de Coimbra é o vencedor regional das ‘7 Maravilhas da Cultura Popular’, seguindo, assim, para as semi-finais do concurso.

Esta candidatura, apresentada pela Câmara Municipal e apadrinhada pela Associação Académica de Coimbra, foi a mais votada pelo público e o anúncio aconteceu no final do programa transmitido, ontem (22), em Góis.

O Fado de Coimbra é um género musical com origem popular e local, enraizado no folclore da cidade, inspirou os estudantes da Universidade, tendo na Serenata a sua expressão de divulgação mais genuína e erudita.

O concelho de Coimbra tinha mais dois candidatos finalistas a concurso: a Procissão das Festas da Rainha Santa Isabel, na categoria ‘Procissões e Romarias’, e a Tecelagem de Almalaguês, na categoria ‘Artesanato’. Estas duas “maravilhas” podem, ainda, ser repescadas para as semi-finais, conforme anunciou a RTP, que transmite o concurso e que vai divulgar hoje o segundo classificado desta final regional.

A ‘Cultura Popular’ é o tema da edição 2020 do concurso ‘7 Maravilhas de Portugal’ e o seu objectivo é homenagear a autenticidade do nosso país, que cada vez mais se afirma pelos seus valores únicos, pela sua base cultural, pelas suas tradições e as suas gentes.

No dia 16 de Agosto haverá um programa de repescagem e será, novamente, o voto do público que vai decidir quais os oito repescados.

Os 28 semi-finalistas vão ser, depois, distribuídos em duas semi-finais, que decorrerão nos dias 23 e 30 de Agosto e nas quais se ficará a conhecer os 14 finalistas.

A final das ‘7 Maravilhas da Cultura Popular’ está marcada para 05 de Setembro, com transmissão na RTP.