Coimbra  18 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Faculdade de Farmácia da UC dá as boas-vindas aos novos estudantes

3 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Faculdade de Farmácia da UC dá as boas-vindas aos novos estudantes

A Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC) irá realizar, no dia 6, a sessão de abertura oficial do novo ano lectivo e aos novos estudantes.

O evento, destinado a toda a comunidade académica, terá início às 09h00 e decorrerá em formato híbrido (presencial e virtual), com transmissão online via Zoom, a partir do Anfiteatro Caetano de Santo António.

Para além do director da Faculdade, Francisco Veiga, estará também presente, em representação da Associação Académica de Coimbra, a actual presidente do Núcleo de Estudantes de Farmácia (NEF/AAC), Marta Cordeiro.

O evento terá como convidado de honra Fernando de Almeida, presidente do Conselho Directivo do Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge, e membro externo da Assembleia da Faculdade, que irá proferir uma palestra subordinada ao tema “O impacto da pandemia no contexto académico”.

Contará, ainda, com a participação de Miguel Silvestre, presidente da Associação de Antigos Estudantes da FFUC, que fará uma pequena intervenção intitulada “Da Academia ao Mercado de Trabalho”.

A Faculdade promove, de seguida, o acolhimento dos cerca de 270 novos estudantes, provenientes de todo o país, que obtiveram colocação na 1.ª Fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, e que irão integrar o 1.º Ano dos Cursos de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas (MICF), de Licenciatura em Ciências Bioanalíticas (LCB) e de Licenciatura em Farmácia Biomédica (LFB).

Para acautelar o distanciamento físico e assegurar as condições e normas de segurança recomendadas pelas entidades de saúde competentes no actual contexto de pandemia, os estudantes serão distribuídos e encaminhados para salas diferentes, de acordo com os respectivos cursos de ingresso.

Neste primeiro dia, em que a FFUC irá oferecer aos novos alunos um kit- estudante, estes terão também a oportunidade de estabelecer um primeiro contacto informal com os docentes responsáveis pela coordenação dos respectivos cursos, que farão uma breve intervenção de boas-vindas, no sentido da promover a integração dos novos estudantes e disponibilizar todo o apoio e esclarecimento necessários nesta nova etapa do seu percurso académico.

O encerramento do evento está previsto às 10h45, com a tradicional actuação das Tunas Académicas de Farmácia – Phartuna e Imperial TAFFUC –, no pátio da Faculdade.

Para o dia 12, entre as 13h00 e as 15h00, no âmbito da 3.º edição do projecto UC.PLANTAS, encontra-se agendada uma iniciativa de integração e acolhimento aos novos estudantes da FFUC, promovida pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, que, num apelo à sensibilização ambiental, na vertente da sustentabilidade, irá distribuir e convidar os alunos a “adotarem” uma planta.