Coimbra  10 de Julho de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Faculdade de Ciências com dois novos professores catedráticos

3 de Janeiro 2017 Jornal Campeão: Faculdade de Ciências com dois novos professores catedráticos

Walter Rossa e José António Bandeirinha, do Departamento de Arquitectura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) tomam posse, hoje, como professores catedráticos.

A cerimónia vai acontecer na Sala do Senado da UC, pelas 12h00, sendo que a posse será conferida pelo reitor João Gabriel Silva.

 

Walter Rossa é, também, licenciado em Arquitectura, pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, mestre em História da Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, doutorado e agregado em Arquitetura (2001 e 2013) pela Universidade de Coimbra.

Como professor do DARQ, tem vindo a leccionar disciplinas nas áreas de “Projecto”, “Urbanismo” e “História”.

Tem-se dedicado à investigação em “Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo”, em especial nos domínios da urbanística e reabilitação urbana, da cultura do território e do património do universo português, tendo proferido múltiplas conferências, dado cursos, comissariado eventos e exposições e publicado livros e artigos em diversos países e línguas.

José António Bandeirinha é licenciado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto e, actualmente, é professor do DARQ da FCTUC, onde se doutorou em 2002 com uma dissertação intitulada “O Processo SAAL e a Arquitetura no 25 de Abril de 1974”. Ao longo dos anos tem vindo a dedicar-se ao estudo de diversos temas correlatos, desde cidade, habitação, teatro e cultura.

Foi pró-reitor para a Cultura da Universidade de Coimbra entre 2007 e 2011 e director do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (2011-2013).