Coimbra  27 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exposicó: Queijo, vinho, azeite e mel ajudam a descobrir a região

19 de Maio 2018 Jornal Campeão: Exposicó: Queijo, vinho, azeite e mel ajudam a descobrir a região

Os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Pombal, Penela e Soure voltam a mostrar o que de melhor existe nas suas Terras de Sicó, no próximo domingo (20), em Alvaiázere, durante a Exposicó 2018.

O queijo Rabaçal, que assinala 30 anos, o vinho, que celebra 25 anos da sub-região de vinhos Terras de Sicó, o mel, o azeite e o pão são os ingredientes principais de uma festa que, todos os anos, percorre os territórios da Serra de Sicó. Outros produtos endógenos como o cabrito e o borrego, os frutos secos, os doces, compotas ou licores, os enchidos ou o artesanato são outros dos pontos fortes desta região, que se promovem durante o evento.

Na Exposicó 2018 vão estar presentes cerca de 80 expositores, a grande maioria dos concelhos que integram os territórios de Sicó. Em Alvaiázere são, por isso, esperadas milhares de pessoas para apreciarem, comprarem e degustarem os produtos típicos desta região, tão rica a nível gastronómico.

“Privilegiamos os produtos da fileira agro e com mais tradição, como o caso do queijo e do vinho, que este ano estão em destaque”, explicou David Leandro, da Associação, adiantando que uma das novidades é o lançamento de um vinho, produzido com a colaboração de todos os vitivinicultores das terras de Sicó, para assinalar os 25 anos da produção daquela região.

Outro dos destaques, segundo o responsável, trata-se de uma colaboração com o CEARTE para um atelier sobre artesanato; bem como uma sessão de divulgação dos novos avisos sobre o PDR 2020, sublinhando que a Associação continua empenhada em “ajudar e apoiar os pequenos investimentos”.

Uma vez que a presidência da Associação Terras de Sicó é rotativa, esta será a última edição da Exposicó liderada por Nuno Moita, presidente da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova. Em nome do presidente da Câmara, o vereador de Condeixa, António Ferreira, afirma que “é esperado um evento marcante para as terras de Sicó, para o queijo do Rabaçal, que é o produto-âncora e conta com uma aposta forte, bem como para os outros produtos endógenos desta região”.

A programação tem início ainda no sábado (19) com a realização do XVII Capítulo da Confraria do Queijo Rabaçal, às 13h15; segue-se o desfile de várias confrarias convidadas. Ainda no sábado, o Museu Municipal de Alvaiázere recebe o Encontro de Tunas e Cantares, a partir das 21h00.

No domingo (20), a edição de 2018 da Exposicó abre as portas às 08h30, com a sessão oficial de abertura e visita ao certame a acontecer pelas 10h30, no salão nobre da Câmara Municipal de Alvaiázere.

Pelas 12h30, decorre a apresentação do vinho comemorativo dos 25 anos do vinhos Terras de Sicó, numa tenda junto ao Mercado Municipal. Da parte da tarde, a partir das 15h00, é a vez da música animar o espaço junto ao Mercado, com o tradicional Festival de Folclore da Serra de Sicó, que vai já na sua 30.ª edição. São participantes seis grupos, representativos dos seis concelhos que constituem as Terras de Sicó: Rancho Típico de Alvorge (Ansião); Grupo Folclórico e Etnográfico da Eira Pedrinha (Condeixa); Rancho Folclórico do Centro Social e Polivalente do Rabaçal (Penela); Rancho Típico de Pombal; Rancho das Ceifeirinhas da Casa do Povo de Vila Nova de Anços (Soure); Rancho Folclórico da Casa do Povo de Maçãs D. Maria (Alvaiázere).

Às 15h30 realiza-se um atelier de apoio ao artesanato e carta de artesão, dinamizado pelo CEARTE (Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património), que irá decorrer junto ao Mercado Municipal.

No sentido de cumprir os objectivos traçados pela Associação Terras de Sicó para 2018, às 16h00, será realizada uma sessão de divulgação dos apoios “DLBC Terras de Sicó 2020”, seguida de uma prova de vinhos comentada, dinamizada pela ViniSicó.

Ao certame, e a servir o que de melhor se produz na região de Sicó, estão associados oito restaurantes: “O Marques”; “Casa Lagoa”; “Os grelhados”; “O Brás”; “As Piscinas”; “O Mercado”; “Loja dos Frangos” e o “Dutchy´s” snack-bar.