Coimbra  20 de Abril de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exposição “Soutenir” de Maria Beatitude patente no Museu Municipal de Coimbra

20 de Julho 2023 Jornal Campeão: Exposição “Soutenir” de Maria Beatitude patente no Museu Municipal de Coimbra

A exposição “Soutenir”, de Maria Beatitude, realizada no âmbito do 14.º Festival das Artes Quebra Jazz, onde se celebra “As Manhãs dos Séculos”, vai ser inaugurada hoje, dia 20, pelas 18h00, na Sala de Exposições Temporárias do Edifício Chiado.

Com um percurso multidisciplinar em áreas como as artes plásticas, o design gráfico e o têxtil, Maria Beatitude sempre usou a cor, o traço e a palavra como meio de expressão. A artista é licenciada em Design e Tecnologias das Artes Gráficas pelo Instituto Politécnico de Tomar.

A exposição conta com um texto de Semíramis González, que explica o nome dado à mostra e um pouco da mesma: “a palavra sustentar tem origem no latim, cuja raiz sustinēre tem o sentido de sustentar e manter algo, mas também de apoiar, prosseguir… A partir dessa ideia tão polissémica de um termo tão poético, a artista Maria Beatitude apresenta esta série de trabalhos pictóricos em que encontramos derivações do significado de ‘sustentar’: colaborar, support, interieur”.

Semíramis González adianta, ainda, que nesta exposição, Maria Beatitude “fá-lo através de representações de roupas e objectos privados”, referindo que “a artista nos propõe uma reflexão sobre o mundo actual, repleto de imediatismo, ansiedade, conflitos, guerras e ataques”. “Esta exposição convida-nos à reflexão sobre essas camadas de identidades que nos formatam e que são tão frágeis diante do controle externo”, acrescenta a curadora.

Maria Beatitude é licenciada em Design e Tecnologias das Artes Gráficas pelo Instituto Politécnico de Tomar e, este ano, concluiu os cursos “Transforming Observation: Memory and Imagination” na Royal Drawing School e “Art as Inquiry: A Ritual Approach” no Evanston Art Center. Em 2021, realizou o curso “Tuesday Evening Painting” na Slade School of Fine Arts. “A Figura Humana na Pintura Contemporânea” (2019), “Estúdio de Projeto em Pintura” (2016-2017), “Curso Prático de Pintura: Tecnologias e Métodos Processuais” (2015-2016) e “Curso Prático de Pintura – grau II” (2014-2015) foram outros cursos que concluiu na Faculdade de Belas Artes do Porto.

Esta mostra vai estar patente até ao dia 10 de Setembro, no Edifício Chiado, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 18h00 e sábados e domingos, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.