Coimbra  24 de Fevereiro de 2024 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exposição no Talasnal revela heróis “invisíveis”

22 de Janeiro 2024 Jornal Campeão: Exposição no Talasnal revela heróis “invisíveis”

A Casa da Eira, no Talasnal, acolhe a exposição “Dicionário da Invisibilidade”, um projecto do SOS Racismo que lança luz sobre mais de três mil protagonistas esquecidos da história, considerados “invisíveis”, mas que desempenharam papéis fundamentais nas lutas sociais. Com o contributo de 170 colaboradores e as ilustrações do artista André Carrilho, este dicionário revela as vidas e histórias daqueles que estiveram na vanguarda das batalhas contra opressões passadas e presentes.

Através desses nomes, o “Dicionário da Invisibilidade” destaca que muitos indivíduos, embora tenham combatido e sacrificado as suas vidas, permanecem desconhecidos devido à intencionalidade de opressores que os tornaram “invisíveis”. O projecto destaca a resistência e conquistas dessas pessoas, cujas histórias construíram momentos de solidariedade, harmonia com a natureza e contribuíram para a construção de uma sociedade mais justa.

Desde Março de 2020, 160 colaboradores de diversos países e continentes uniram-se para levar adiante esta obra, reconhecendo as virtudes e aceitando as imperfeições que compõem esta narrativa visual.