Coimbra  4 de Março de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exposição “Nasceu um Menino” na Biblioteca de Cantanhede

24 de Dezembro 2020 Jornal Campeão: Exposição “Nasceu um Menino” na Biblioteca de Cantanhede

Foi inaugurada a 15 de Dezembro na Biblioteca Municipal de Cantanhede mais uma edição da exposição sobre presépios “Nasceu um menino”, este ano com a particularidade dos trabalhos expostos se apresentarem escritos em papel.

Constituída por 30 poemas em língua portuguesa, cuja temática se centra na natividade, a mostra dá a conhecer textos de escritores de autores como Augusto Gil, António Moreno, David Mourão-Ferreira, Henriqueta Lisboa, José Régio, José Jorge Letria, José Tolentino Mendonça, Manuel Alegre, Miguel Torga, Natália Correia, Sidónio Muralha, entre muitos outros.

Este é já o 17.º ano em que a Biblioteca Municipal reserva o mês de Dezembro para expor trabalhos relacionados com a temática “presépio”, associando uma das suas actividades com mais expressão à quadra festiva do Natal.

Nas anteriores edições realizadas na Biblioteca Municipal estiveram expostos presépios de variadíssima tipologia, criados por artistas plásticos de várias proveniências, de Portugal e do estrangeiro, assim como peças pertencentes a colecionadores portugueses.

A edição deste ano da exposição “Nasceu um menino” que é dedicada à poesia e ao texto poético, apresenta outra faceta da natividade, especialmente a representação escrita do presépio, demonstrando que o Natal também pode ser lido, permitindo desta forma conhecer a riqueza e diversidade dos poemas em língua portuguesa centrados na temática do Natal.