Coimbra  18 de Maio de 2022 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exposição ‘Bom Dia Cerâmica’ celebra tradição oleira de Poiares

6 de Maio 2022 Jornal Campeão: Exposição ‘Bom Dia Cerâmica’ celebra tradição oleira de Poiares

Foi hoje inaugurada no CCP (Centro Cultural de Poiares) a exposição ‘Bom Dia Cerâmica’, onde é possível descobrir a tradição oleira de Vila Nova de Poiares, em particular o Barro Preto de Olho Marinho. Esta é uma das iniciativas integradas no programa promovido pela APCVC (Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas), que decorrem no âmbito do evento europeu Buongiono Ceramica 2022.

Nesta exposição podem ser encontrados diversos trabalhos incluído painéis, pinturas e peças cerâmicas dos oleiros e ceramistas do concelho, nomeadamente, Fernando Correia, Judite Pereira, António Albuquerque e Alves Pinheiro.

Para assinalar o ‘abrir das portas’ da mostra, esteve presente o presidente da Câmara Municipal, João Miguel Henriques, acompanhado das vereadores Maria da Luz Pedroso e Lara Henriques de Oliveira, precisamente no dia em que se assinala o Dia Nacional do Azulejo.

Esta data pretende sensibilizar e conferir notoriedade a esta tradição nacional, ao mesmo tempo que alerta para a necessidade de preservação e protecção do património azulejar de Portugal. Neste âmbito, o Município preparou diversos ateliês destinados aos alunos do pré-escolar do concelho, nos quais as crianças puderam ‘dar asas’ à sua imaginação pintando diversos azulejos.

Refira-se que em 2021 o Barro Preto de Olho Marinho viu o seu processo de certificação concluído, tendo a UPA (Unidade de Produção Artesanal) do oleiro Fernando Correia (LBP – Louça de Barro Preto de Olho Marinho) recebido o selo de autenticidade pelo A.Cettifica, organismo que é responsável em Portugal pela certificação de produções artesanais. Já este ano, foi a vez da oleira Judite Pereira (ADIP – Associação de Desenvolvimento Integrado de Poiares) a ser também certificada por aquele organismo.

Patente até ao dia 23 de Maio, na sala de exposições do CCP, a mostra pode ser visitada entre as 9h00 e as 18h00, de segunda a sexta, e das 10h00 às 13h00, ao fim-de-semana. As entradas são gratuitas.

Recorde-se que o Município de Vila Nova de Poiares é um dos 14 fundadores da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas Cerâmicas, entidade cuja missão é a da preservação, promoção, defesa e valorização do património cultural associado à actividade cerâmica.