Coimbra  25 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exposição “A Viola toeira em Coimbra” patente no Centro Cultural do IPC

9 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Exposição “A Viola toeira em Coimbra” patente no Centro Cultural do IPC

O Centro Cultural Penedo da Saudade do Instituto Politécnico de Coimbra inaugura, este sábado (10), pelas 15h00, a exposição “A viola toeira em Coimbra: artes de fazer e de tocar”.

A exibição é organizada no âmbito do projecto “EcoMusic – Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI” e está inserida na programação do III ÀCORDA – Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses.

Patente até 05 de Novembro, a mostra apresenta os resultados de um estudo sobre o revivalismo da viola toeira, um instrumento musical de 12 cordas do século XIX, típico da Beira Litoral, que servia de apoio às serenatas dos estudantes e ao fado de Coimbra, dando a conhecer algumas das figuras que, entre os séculos XIX e XXI, se destacaram como construtores e tocadores de viola nesta cidade. São documentados contextos performativos do instrumento bem como projectos orientados para a sua revitalização nos anos que se seguiram ao 25 de Abril e na actualidade.

O evento conta com entrada gratuita e lotação limitada. As reservas podem ser feitas através do email cultura@ipc.pt ou telefone 239 791 245 (das 14h30 às 17h30).