Coimbra  20 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Expofacic une região e quer reforçar a sua atractividade

27 de Julho 2018

O secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, na inauguração da 28.ª Expofacic, com Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede

 

A 28.ª edição da Expofacic – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede abriu, ontem (26), as suas portas ao país e ao mundo, na presença das maiores entidades da região Centro.

No corte da fita que dá início a este que é um certame “de referência nacional”, esteve a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, e também o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

Antes da visita oficial pelo recinto da Expofacic, a autarca de Cantanhede explicou que, durante os próximos 11 dias, “estão presentes dinâmicas do que mais representativo existe no concelho, seja do ponto de vista da actividade económica e da intervenção sócio-cultural das forças vivas do concelho, sem esquecer a forma entusiástica como as comunidades locais e os munícipes em geral participam no evento”, sublinhando o “sentimento comum de orgulho para quem vive e quem tem afinidades com Cantanhede, nomeadamente, a sua comunidade de emigrantes”.

Um evento desta dimensão – 95 500 metros quadrados, divididos por nove sectores e com mais de 600 espaços de exposição – permite “conjugar diferentes valências” e é aí “que reside o seu sucesso”, nota a autarca, adiantando que “aqui marcam presença agentes económicos do concelho, região e de todo o território nacional e, como tal, o tecido empresarial português está bem representado”.

“Estamos conscientes que o reforço da atractividade da Expofacic passa pelo alargamento do âmbito da sua implantação e pelo aumento do leque das oportunidades, ou seja, pela sua capacidade de evidenciar dinamismo e a competitividade das empresas”, afirmou Helena Teodósio, esperando que haja condições “para reforçar os índices de satisfação de quem aqui vai realizar negócios ou promover produtos e serviços”.

Ao secretário de Estado, Helena Teodósio deixou a preocupações quanto à agricultura e à pecuária, duas actividades bastante enraizadas no concelho e também na Expofacic, aludindo a que “para que o país regresse à agricultura, tem de haver mecanismos tendentes”.

A édil fez, ainda, questão de agradecer ao seu antecessor João Moura e ao antigo presidente da INOVA, Patrocínio Alves, pelo “contributo de quem escreveu um capítulo tão importante, decisivo mesmo, da Expofacic ao longo de mais de uma década”. O trabalho dos seus antecessores permitiu que, hoje, a Expofacic” tenha uma projecção nacional, seja quanto às zonas de origem dos visitantes, seja na representatividade dos sectores económicos, o que é corolário de uma crescimento consolidado passo a passo”.

Expofacic “contribui para o enriquecimento da economia portuguesa”

Na sua intervenção, Luís Medeiros Vieira parabenizou Cantanhede e a Comissão Organizadora da Expofacic, “por um evento que engrandece não só o concelho mas também contribui para o enriquecimento da economia portuguesa”.

O governante disse estar honrado pela presença num certame onde está patente “a dinâmica da actividade económica em todas as áreas empresariais”.

Respondendo a algumas críticas feitas ao Governo durante a cerimónia, Luís Medeiros Vieira reconheceu “que partilha de algumas preocupações transmitidas”, mas admite que não concorda com a “visão pessimista”.

“Felizmente para Portugal e para os portugueses, a economia nacional atravessa o melhor momento, com um crescimento significativo, com a criação de mais emprego, redução do défice e da dívida”, realçou o secretário de Estado.

Da parte de Governo há o reconhecimento de que existem dificuldades mas, hoje, “Portugal tem tem um rumo e uma orientação, sabe o que quer e para onde vai”, sublinhou, adiantando que estão em curso diversas iniciativas e programas que “mostram que está no bom caminho”.

 

Discursos inauguração Expofacic

Luís Roque (Associação Empresarial de Cantanhede); Idalécio Oliveira (Inova); Pedro Machado (Turismo do Centro); Luís Medeiros Vieira (secretário de Estado); Helena Teodósio (presidente Câmara Municipal de Cantanhede); e João Moura (presidente da Assembleia Municipal de Cantanhede)

 

Na cerimónia estiveram, ainda, presentes, João Ataíde, presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra; Manuel Machado, presidente da Associação Nacional de Municípios e da Câmara de Coimbra; além de diversos autarcas de Municípios da região e representantes de instituições de renome da zona Centro.

 

A Expofacic está de portas abertas até 05 de Agosto, com diversos factores de atractividade, entre eles uma exposição única em Portugal sobre a reconstrução do Titanic e nomes musicais reconhecidos mundialmente como James Arthur, Marcelo D2, The Waterboys e The Dire Straits Experience.

DSCF2758

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com