Coimbra  17 de Novembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Expofacic termina e o balanço é positivo

7 de Agosto 2019

“Um sentimento de satisfação plena”, são estas as palavras que a Comissão Organizadora da Expofacic utiliza para fazer um balanço sobre este, que é o melhor evento a nível Ibérico.

Com mais de 100 mil visitantes na exposição da Força Aérea Portuguesa e mais de 50 mil no Espaço ‘Gaming’, duas das novidades deste ano, a Expofacic revelou-se, novamente, um caso sério de popularidade, com várias noites de casa cheia.

Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e da Comissão Organizadora, durante o jantar de encerramento do certame enalteceu a tónica empresarial que se conjuga com “o orgulho e a força” das juntas de freguesia, escolas, IPSS, associações culturais e desportivas, que se reflectem, durante a Expofacic, na presença em palco e, também, no dia a dia árduo nas tasquinhas.

O crescimento das quatro zonas industriais é um dos exemplos do trabalho desenvolvido e que, segundo o presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, responde ao estímulo do mercado, tendo repercussão visível noutros sectores como o imobiliário ou a restauração.

Com resultados positivos também no domínio do emprego, o desenvolvimento do concelho, afirma, não se faz só de desenvolvimento económico, pelo que se torna necessário criar condições para a satisfação plena de todas as necessidades das pessoas e nomeadamente “do que lhes dá prazer de estar na vida e de integrar a nossa comunidade”.

As mais de 166 associações existentes são a prova do enriquecimento alcançado nos sectores social e desportivo, que marcam presença na Expofacic “ao vestirem a camisola” por um projecto que à semelhança do concelho persegue a inovação de forma permanente.

A autarca olha para os 11 dias do certame como um desafio colectivo que a Comissão Organizadora assume com dedicação e profissionalismo anualmente, indo muito além das suas obrigações. “São funcionários do Município, são funcionários da Empresa Municipal, mas fazem todo este trabalho, sem olhar ao horário, de modo a que Cantanhede ganhe como se verificou em mais uma edição da Expofacic”, referiu.

Nas razões que motivam os visitantes e que os levam a eleger a Expofacic como destino no Verão, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede destaca as exposições permanentes e as que anualmente integram o programa, dando particular ênfase à 1.ª Bienal de Arte e à Exposição de Mário Silva, cujo espólio foi entregue pela família à Junta de Freguesia da Tocha.

Helena Teodósio constatou com agrado a limpeza da área do palco principal após o final dos espectáculos, o que não ocorria no passado recente, já que o local era inundado por milhares de copos de plástico, obrigando a demoradas ações de limpeza. “Foi uma aposta ganha do ponto de vista ambiental”, sublinhou.

Caso de sucesso, segundo a presidente, foi também o espaço ‘Gaming’ que correspondeu ao objectivo traçado pela Comissão Organizadora – estímulo de novos públicos – e que acentuou uma prática já instituída quer no certame, quer no Concelho: a promoção da atractividade.

Através da Expofacic, explica Helena Teodósio, “Cantanhede mostra todas as competências que possui e diz à região e ao País que merece ser olhada de outra forma”.

“Isto aplica-se tanto ao concelho, como à Expofacic que é, sem margem para dúvidas, um destino turístico de eleição. A edição deste ano foi das melhores que realizamos. Já estamos a pensar em 2020. Há mesmo mil motivos e um só destino!”, sublinhou.

Idalécio Oliveira, presidente do Conselho de Administração da INOVA, afirmou que ao assegurar a sustentabilidade financeira e a sustentabilidade ambiental, a Comissão Organizadora está plenamente satisfeita com os resultados alcançados.

O presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM finalizou a intervenção com o agradecimento aos patrocinadores e o “reforço” do elogio ao elevado sentido de responsabilidade e de lealdade da equipa que colocou de pé a edição 2019 da Expofacic.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com