Coimbra  19 de Setembro de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Expofacic garante Sê-lo Verde e mantém carimbo de Ecoevento

2 de Julho 2019

A nova edição da Expofacic, que decorrerá de 25 de Julho a 04 de Agosto, vê reforçadas as medidas de sustentabilidade ambiental através do programa “Sê-lo Verde” e a parceria com a ERSUC.

A candidatura submetida pela Inova ao programa, para esta 29.ª edição, inclui várias medidas, nomeadamente a “Expofacic – Reciclar para Incorporar” que contempla a utilização de mobiliário em plástico 100 por cento reciclado em algumas zonas do recinto, como na praça onde vão ser realizadas as provas de vinhos e espumantes da Bairrada e as provas de cervejas artesanais.

A “Recicleta” é um equipamento móvel, totalmente concebido com materiais reutilizados, reciclados e ecológicos, que servirá para recolher os resíduos dos visitantes, sendo depois transformados em brindes amigos do ambiente.

“Expofacic – Reutilizar sim. Descartar não” é outra das medidas aprovadas e prevê a disponibilização aos visitantes de um serviço de lavagem dos copos reutilizáveis, bem como a aquisição de um triciclo eléctrico para apoiar na limpeza do recinto.

A candidatura apresentada inclui, ainda, a utilização da energia limpa através da medida “Expofacic – Solar e Descarbonizar” que inclui a colocação no recinto de uma papeleira inteligente a energia solar, de um posto solar de carregamento de telemóveis, a disponibilização à organização de uma viatura eléctrica e de dois empilhadores, também, eléctricos que serão afectos aos trabalhos de montagem e desmontagem do certame.

Como já vem sendo habitual em edições anteriores, a Expofacic inclui no rol de medidas de promoção da sustentabilidade ambiental a utilização de copos reutilizáveis durante todo o evento, a colocação de equipamentos de recolha selectiva em todo o recinto e a permanência de uma equipa para a monitorização e esclarecimentos.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com