Coimbra  27 de Maio de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Expofacic é a melhor festividade da Península Ibérica

14 de Março 2019

Os Iberian Festival Award consagraram a Expofacic – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Cantanhede como a ‘Melhor Festividade” da Península Ibérica.

Depois de ter passado a integrar o lote de finalistas ao prémio, o certame de Cantanhede, que vai já na 29.ª edição, venceu a categoria para a qual estava nomeado – “Melhor Festividade Ibérica”. No mesmo lote estavam nomeados outros 10 festivais, cinco dos quais espanhóis, e os vencedores foram conhecidos, ontem (13), numa gala que decorreu em Vigo (Espanha), encerrando a quarta edição do prestigiado galardão criado para reconhecer a qualidade organizativa dos festivais de música da Península Ibérica.

A atribuição do prémio à Expofacic foi decidida por votação do público, através de uma plataforma online, garantindo que cada dispositivo electrónico apenas realiza um voto.

Helena Teodósio, presidente da Câmara de Cantanhede e presidente da comissão organizadora da Expofacic, afirmou estar satisfeita pela distinção conseguida num tão importante concurso à escala da Península Ibérica. “Já sabíamos que a extraordinária expressão que atingiu, quer em dimensão e qualidade organizativa, quer em termos de afluência de público, coloca a Expofacic em lugar

cimeiro a nível nacional, mas ser distinguida como a ‘Melhor Festividade ibérica’ significa que está a afirmar-se num campeonato bem mais competitivo, pois venceu entre eventos concorrentes de Portugal e Espanha”.

Para a líder do executivo camarário cantanhedense, o resultado “é corolário de uma evolução sustentada na optimização e rentabilização de valências que lhe conferem uma identidade muito própria, fruto do excelente trabalho desenvolvido pelas sucessivas comissões que tiveram a seu cargo a organização do certame. A atractividade da Expofacic e tudo o mais que justifica a atribuição do Iberian Festival Award foi construído ao longo de 29 anos, passo a passo, pelo que o prémio é de toda a gente que participou nesse processo desde a primeira edição, em 1990”.

A autarca não esquece, por isso, os trabalhadores da Câmara Municipal e da INOVA-EM, bem como os expositores dos diferentes sectores económicos e, noutra vertente, as juntas de freguesia e as associações, a quem agradece o esforço e apoio.

Já Idalécio Oliveira, presidente do Conselho de Administração da INOVA, que organiza a “feira-festa”, destaca, a propósito da conquista do estatuto de melhor festividade ibérica, “o trabalho de equipa, a qualidade na recepção dos expositores e do público em geral, a procura de soluções que vão ao encontro à diversidade dos interesses e gostos dos diferentes públicos que visitam o certame”.

O responsável agradece, também, “aos visitantes e a quem votou na Expofacic para melhor festa a nível ibérico e também nacional, demonstrando assim um elevado grau de identificação com o modelo do evento e com tudo o que o ele tem para oferecer”.

O Iberian Festival Award distingue a melhor organização de eventos em várias categorias, premiando em cada uma delas um evento na Península Ibérica escolhido entre os respectivos vencedores de Portugal e Espanha.