Coimbra  17 de Julho de 2019 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

ExpoAlva começa hoje e promete animação

7 de Junho 2019

A ExpoAlva regressa este ano com um cartaz que promete animar as noites da região, entre hoje (07) e segunda-feira (10).

O certame de artesanato, serviços, comércio e indústria, organizado pela União das Freguesias de S. Pedro de Alva e S. Paio do Mondego, é um evento bienal que pretende “dinamizar a zona e dar a conhecer o que de melhor há na região”, conforme afirma Vitor Cordeiro, presidente da União de Freguesias.

A feira conta com várias actividades, expositores e tasquinhas, para além dos tão aguardados músicos e dj’s que animam as noites no recinto. A abertura decorre às 18h00 de hoje, seguindo-se uma visita aos expositores, de forma a apresentar os produtos e empresas ali presentes.

Nos restantes dias do certame a abertura ocorre sempre às 16h00, seguindo-se várias atracções como espectáculos dos grupos de concertinas “Raízes da Beira” e “Concertinas do Caneiro” (08), exposição de automóveis antigos e actuação do grupo de gaiteiros “Arrebenta bilhas” (09) e, ainda, o grupo musical “Flora do Mondego” (10).

O autarca garante que vários são os sectores de mercado representados nos cerca de 100 expositores esperados na ExpoAlva 2019, adiantando que uma das preocupações da organização é “fazer uma selecção detalhada para não saturar demasiado um único sector. Ter sempre a mesma temática não é o propósito, pretende-se variar entre todos os sectores, ter um pouco de tudo para que seja uma exposição apelativa”.

Ao longo das barraquinhas de exposições podem ser observados produtos endógenos, na sua maioria, no entanto Vitor Cordeiro explica que os expositores são abertos a todos os que neles queiram expor os seus produtos, através de uma candidatura, havendo para “esta edição uma crescente procura de pessoas e empresas de outras regiões do país, superando as expectativas principalmente no que ao artesanato diz respeito”.

Mas o certame é muito mais do que expositores, onde pode apreciar e adquirir alguns dos melhores produtos da região, e não só. Várias serão também as típicas tasquinhas de “comes e bebes”, exploradas exclusivamente pelas associações da freguesia “para haver uma maior divulgação e terem a oportunidade de uma fonte de receita bastante significativa”, afirma Vitor Cordeiro. Todas as receitas angariadas nestas tasquinhas são para as associações que nelas trabalham, um valor que será totalmente gerido pelas mesmas.

O presidente da União de Freguesias espera que se superem as edições anteriores relativamente ao número de visitantes, como aliás tem acontecido todos os anos em que o crescimento tem sido notório. Para isso várias são as novidades em que a União de Freguesias aposta para esta edição, entre elas o presidente realça “os quiosques de venda de cerveja espalhados pelo recinto também explorados pelas associações da freguesia, com o objectivo de as aproximar criando um grupo de trabalho conjunto entre elas”. Outra das novidades passa pela exposição de automóveis clássicos que se realiza no dia domingo pelas 16h30, e é uma iniciativa em parceria com a Casa do Povo de São Pedro de Alva, que segundo o presidente Vitor Cordeiro “é talvez a principal instituição na freguesia no que ao associativismo diz respeito, uma vez que a Casa do Povo é a casa mãe, mas agrega três secções entre elas a secção de natação, a secção do rancho folclórico e ainda a secção da filarmónica”. Esta exposição surge então por iniciativa da Casa do Povo e coincidindo com as datas da ExpoAlva “decidiu-se integrar o evento no nosso cartaz para que tenha maior visibilidade”.

A aposta em artistas portugueses é outro dos propósitos deste certame, que procura agradar a todos os públicos. Para isso, este ano, tem como “cabeças de cartaz” Mónica Sintra, a actuar já hoje (07), a Dj Sara Santini (08) e ainda a dupla de comediantes Quim Roscas e Zeca Estacionâncio (09). A restante animação musical é da responsabilidade de bandas e Dj’s já com grande reconhecimento a nível nacional, como o Grupo Kapital e Dj’ Nuka que actuam, também, na noite de hoje (07).

As entradas são pagas, não havendo ainda informação de valores em concreto. Vitor Cordeiro explica apenas que o valor é igual para todos os dias de feira e é possível comprar bilhetes diários ou gerais.

De salientar, ainda, que para cada dia de feira haverá uma empresa diferente a patrocinar os ingressos, comprometendo-se o patrocinador de domingo (09), empresa DR Seguros sediada em Mortágua, a realizar uma doação à Liga Portuguesa Contra o Cancro. A quantia doada vai depender do valor total angariado nos ingressos desse mesmo dia (09).

 

Programação nocturna

Dia 07

 22h00 – Grupo Kapital

23h30 – Mónica Sintra

01h00 – Grupo Kapital

02h30 – Dj Nuka

 

Dia 08

22h00 – Orquestra Graffiti

01h30 – Dj Sara Santini

02h30 – Dj Phil K

 

Dia 09

22h00 – Grupo Ciklone

23h30 – Quim Roscas e Zeca Estacionâncio

01h00 – Grupo Ciklone

02h30 – Dj Phil K

 

Dia 10

22h00 Função Públika

01h30 Dj Phil K

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com