Coimbra  24 de Julho de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exploratório vai estar à conversa com a investigadora Paula Morais

6 de Julho 2021 Jornal Campeão: Exploratório vai estar à conversa com a investigadora Paula Morais

O Exploratório retoma, esta quarta-feira (7), entre as 18h30 e as 19h30, um programa que coloca investigadores à conversa, contando, desta vez, com a presença de Paula Morais, que vai falar sobre os microrganismos.

A propósito do tema, é a própria investigadora quem afirma: “Os microrganismos são essenciais para o funcionamento de uma economia circular onde os recursos naturais, incluindo resíduos biológicos, são convertidos por microrganismos em produtos de valor e uso para a sociedade. São exemplos diversos biogás, bioetanol, bioplásticos, produtos químicos básicos e composto para solos. Na minha perspectiva, os microrganismos também devem ser vistos como parte do kit de ferramentas no lado técnico da economia circular, onde microrganismos ou enzimas microbianas podem degradar plásticos e outros e podem converter esses monómeros em produtos de valor acrescentado, ou, como o meu grupo de investigação pretende, retirar metais críticos que são deixados nos resíduos pelos processos actuais de tratamento de minério, colocando os metais no mercado e convertendo os resíduos limpos em novas matérias-primas secundárias, por exemplo, na área da construção”.

Docente do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra (UC) e investigadora do Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos da UC, Paula Morais é especialista em microbiologia de ambientes contaminados (metais), mecanismos genéticos de resistência a metais em bactérias. Lidera o grupo de Microbiologia Ambiental e representa a UC no Grupo Operacional European Innovation Partnership, Grupo Operacional GROW EIP RAW MATERIALS (2017/2020). Também é coordenadora da Colecção de Culturas Bacterianas da UCCCB. Publicou 103 artigos e tem participação em mais de 37 projectos de investigação. É coordenadora do projecto transnacional ERAMIN REVIVING, coordenadora UC do projecto europeu BIORECOVER, participa num projecto covid-FCT e em dois projectos ANI.

“Pontos nos iii – Science Beer Talks”, assim se chama este programa, é anual e põe à conversa diversos cientistas dos vários centros de investigação associados ao Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, que durante uma hora conversam sobre diversas temáticas científicas com o público. Com entrada gratuita e sem reserva obrigatória, as sessões decorrem na primeira quarta-feira do mês, entre as 18h30 e as 19h30.

Agora retomado depois dos meses de interregno provocado pela pandemia, a sessão de reabertura do ciclo de conversas vai ser acompanhada por cerveja artesanal Praxis, decorrendo, agora, no espaço exterior do Exploratório.