Coimbra  4 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exploratório recebe artistas que têm gosto pela natureza e pela aguarela

21 de Outubro 2021 Jornal Campeão: Exploratório recebe artistas que têm gosto pela natureza e pela aguarela

As oficinas “Pintar a Diversidade – Introdução à aguarela de Natureza, orientadas pelo pintor Rui Gaspar, decorrem no Exploratório de Coimbra, nos dias 23 e 30, das 14h30 às 17h00, com vários artistas ligados à área.

A iniciativa irá contar com os temas Pintar Mamíferos e Pintar Peixes e as inscrições encontram-se abertas, sendo que todo o material necessário é disponibilizado pelo Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra.

Para Rui Gaspar, esta é uma experiência sempre “desafiadora”, mas que o motiva de forma especial, uma vez que se trata de acompanhar quem gosta de pintar e, em especial, de aguarela de natureza, nos primeiros passos ou já a desenvolver uma técnica mais apurada. A arte de pintar em “diálogo” com quem partilha o gosto pela aguarela, confessa, foi acontecendo aos poucos, na resposta às perguntas que surgem sempre, de quem passa e vê o artista, munido de pincéis e tintas, a dar forma ao que observa: animais, plantas, paisagens naturais ou construídas.

Rui Gaspar é pintor e ilustrador autodidacta e doutorado em Biociências. Teve desde criança o gosto por desenhar e pintar e foi experimentando várias técnicas de expressão plástica desde então. A aguarela e outras técnicas sobre papel são o seu meio de expressão preferido.