Coimbra  28 de Outubro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exploratório propõe “Ciência todo o ano e para todos”

2 de Outubro 2020 Jornal Campeão: Exploratório propõe “Ciência todo o ano e para todos”

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra deu início uma nova temporada na sua programação em que propõe “Ciência todo o ano e para todos”.

Assim, serão retomadas algumas actividades emblemáticas do Centro, mas também há lugar para novas propostas e para dar continuidade a outros projectos.

O Exploratório retoma assim a possível normalidade, três meses depois da reabertura com um programa fundamentalmente voltado para o exterior – “A Ciência sai à Rua” – “a que correspondeu uma excelente resposta do seu público”, adianta o Exploratório, que estará de portas abertas todos os dias da semana, num horário das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e cumprindo todas as medidas de segurança decretadas pela Direcção-Geral da Saúde.

O objectivo passa, claro, por “manter e alargar uma relação cada vez mais próxima com todo o seu público”.

Nesta nova temporada, as novidades são “Antes ou depois da escola…Vamos para o Exploratório! Ciência lá Fora e cá Dentro” – actividades de exploração de ciência para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos, em manhãs ou tardes durante a semana; e o “Family Lab”, mais um espaço aberto à exploração de ciência nas suas diversas vertentes e por um público alargado, funcionando num primeiro momento com construções K’Nex, acolhendo a “Hora K’Nex” aos sábados.

Entre as ofertas sempre disponíveis no horário de funcionamento do Exploratório, encontram-se, ainda, a exposição “Bichos de Pata Articulada”, a “Pedalada de Ciência” e o “Sair da Casca”, bem como os espaços “Science Photo Gallery” e “MicroScience Photo Gallery”.

No que respeita às actividades programadas e com agendamento, ao novo “Antes ou depois da escola”, juntam-se as sessões ‘Hemispherium’, com cinema a 360 graus, em matinés (sábados, domingos e feriados, às 17h00) e manhãs infantis (em fins de semana alternados, às 11h00), regressam as sessões “Explorastórias” (dois domingos em cada mês, às 11h00), o espectáculo “Ora Bolas! Ciência em palco” (primeiro sábado do mês, às 17h00), a “Hora K’Nex” (sábados, às 16h00) e as actividades “O que comem os nossos bichos?” (domingos, às 16h00) e “Pais não venham cedo” (último sábado de cada mês, das 20h30 às 23h30).

Nesta nova temporada de programação, prosseguem, ainda, as duas sessões de conversas do Exploratório: “Pontos nos iii – Science Beer Talks”, na primeira quarta-feira do mês, às 18h30, com investigadores do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, e “Conversar é o Melhor Remédio – Médicos na Exposição”, no terceiro sábado do mês, às 18h00, em parceria com o Centro Cirúrgico de Coimbra.