Coimbra  23 de Novembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exploratório promove fim-de-semana em família com muita ciência pelo meio

6 de Novembro 2020 Jornal Campeão: Exploratório promove fim-de-semana em família com muita ciência pelo meio

Um fim de semana a explorar ciência em família é a proposta que o Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra deixa a todos, este sábado e domingo, com actividades no Family Lab, as oficinas Há Ciência no Natal, as Explorastórias com uma sessão extra no sábado (já que a de domingo se encontra esgotada), duas sessões de cinema com filmes a 360 graus no Hemispherium e ainda uma Pedalada de Ciência pelo Parque Verde (se as condições meteorológicas permitirem).

Nos dois dias do fim-de-semana e no horário de funcionamento habitual – 10h00-13h00 | 14h00-18h00 –, o Family Lab permite a todos momentos de descoberta e criatividade, com uma oficina de construções com peças K’Nex® neste que é o mais recente espaço interactivo do Exploratório.

Durante todo o dia de sábado [10h00-13h00 | 14h00-17h00] e nas tardes de domingo [14h00-17h00], HO! HO! OH! HÁ CIÊNCIA NO NATAL – Oficinas para famílias, desafia miúdos e graúdos a porem mãos à obra, descobrindo a ciência que pode ser aplicada aos materiais mais simples para manufacturar os seus próprios ornamentos, postais e prendas de Natal, contribuindo para um mundo mais sustentável ao reciclar e reutilizar materiais do dia-a-dia.

Também as Explorastórias vão ter duas sessões para que todas as famílias possam explorar a ciência que se esconde nas páginas dos livros infantis: com a sessão de domingo esgotada, no sábado realiza-se uma sessão extra [11h00-12h00] a partir do livro “A Escavadora e a Flor”, de Joseph Kuefler, editado pela Bizâncio. Desta vez, com os exploradores de histórias e ciência, pretende-se construir máquinas, erigir cidades e semear flores.

Nas sessões de cinema a 360 graus no Hemispherium [sempre às 17h15], no sábado vai ser exibido o filme O Universo de Escher e, no domingo, A Menina que caminhava ao contrário.