Coimbra  6 de Dezembro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exploratório estreia nova versão do filme Astronomia para Bebés

20 de Novembro 2021 Jornal Campeão: Exploratório estreia nova versão do filme Astronomia para Bebés

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra estreia amanhã (21), às 12h00, a nova versão do filme Astronomia para Bebés.

Esta iniciativa surge com o culminar do programa comemorativo dos 25 anos do Exploratório.

A nova versão do filme a 360 graus Astronomia para Bebés foi o primeiro projecto de produção própria distinguido com o prémio internacional Mariano Gago Ecsite Awards 2018. Esta nova versão de Astronomia para Bebés, com a qual o Exploratório aposta na divulgação nacional e internacional, tem ilustração de Cristina Sampaio e banda sonora de Maria João, que, este domingo, participam na sessão de estreia do filme.

Destinado aos mais pequeninos exploradores, esta é uma proposta para ser “vivida em família, com bebés e crianças, naquele que será um primeiro e fascinante olhar sobre o cosmos”, diz Paulo Trincão, director do Exploratório. “Esta nova versão, muito especial, foi possível com o apoio da agência Ciência Viva, o que permitiu avançar para uma banda sonora original, a cargo de Maria João, mas também para a ilustração e toda uma linha gráfica da autoria de Cristina Sampaio”, sublinha.

Trata-se, portanto, nas palavras de Paulo Trincão, de um “upgrade do primeiro filme que, agora, em Novembro de 2021, remata a comemoração dos 25 anos do Exploratório”. Por outro lado, destaca o responsável, “fazendo justiça à distinção internacional” com o prémio Mariano Gago Ecsite Awards em 2018, o primeiro entregue a uma instituição portuguesa, Astronomia para Bebés entra agora numa importante dinâmica de divulgação internacional, integrando a programação 2022 do Planetário da Cité des Sciences, no Parque de la Villete, em Paris, um dos espaços de divulgação de ciência mais importantes do mundo, havendo ainda o interesse manifesto de outros planetários internacionais.

Neste contexto, refere Paulo Trincão que “esta produção do Exploratório assume ainda uma importância muito significativa na divulgação e no caminho internacional da cidade de Coimbra, apresentada com uma forte imagem nesta Astronomia para Bebés”.

Depois da estreia, Astronomia para Bebés terá sessões todos os domingos, às 10h30, no Hemispherium do Exploratório.