Coimbra  29 de Setembro de 2020 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exploratório estende actividades de Verão a Agosto e Setembro

8 de Agosto 2020 Jornal Campeão: Exploratório estende actividades de Verão a Agosto e Setembro

O Exploratório – Centro Ciência Viva de Coimbra vai estender por todo o mês de Agosto e pelas semanas de Setembro as actividades de férias, direccionadas a crianças e adolescentes.

Este conjunto de acções promove o contacto directo com a natureza, no Parque Verde e no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, mas também a criação de programas distintos de acordo com a faixa etária, com “Aventuras lá fora” para crianças dos 6 aos 9 anos e “As Férias+” para jovens dos 10 aos 14.

“Para um futuro próximo fica a intenção de criar clubes de ciência, desenvolvendo durante todo o ano actividades de ocupação de tempos livres” admitiu o Exploratório.

“O que gosto mais é da escalada, do baloiço e de estar com os amigos na nossa floresta…”, disse Lara sobre “Aventuras lá fora”, que esteve a viver durante toda a semana no Parque Verde do Mondego, depois de ter passado no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (UC).

“O balanço destas primeiras cinco semanas de “Aventuras lá fora” é muito positivo, superando mesmo as primeiras expectativas”, disse Aurora Moreira, da direcção do Exploratório.

Num contexto de pandemia, o Exploratório assumiu desenvolver um programa inteiramente novo para a reabertura ao público a partir do mote geral “a ciência sai à rua”, privilegiando os espaços ao ar livre, muito procurados pelas famílias devido à covid-19.

Também o programa “As férias+” tem um primeiro balanço “francamente positivo”, não apenas pelo número de inscrições nas primeiras semanas, “mas também porque houve muitas crianças e jovens adolescentes que acabaram por fazer mais do que uma semana com as diferentes temáticas”, destaca Catarina Reis, também da Direcção do Centro de Ciência Viva.

Segundo Catarina Reis estas actividades são para manter, eventualmente, até durante o ano lectivo, com a possibilidade de criar clubes de ciência.