Coimbra  24 de Outubro de 2021 | Director: Lino Vinhal

Semanário no Papel - Diário Online

 

Exploratório e Centro Cirúrgico de Coimbra abordam tema sobre prevenção de varizes

16 de Julho 2021 Jornal Campeão: Exploratório e Centro Cirúrgico de Coimbra abordam tema sobre prevenção de varizes

O Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra dão, sábado, dia 17, pelas 18h00, continuidade ao ciclo “Conversar é o melhor Remédio” com o tema dedicado à prevenção e tratamento de varizes.

A iniciativa está inserida no ciclo “Conversar é o melhor Remédio” e terá como convidado Gabriel Anacleto, médico especialista em angiologia e cirurgia vascular.

 

A sessão realiza-se no espaço exterior do Exploratório Centro Ciência Viva de Coimbra e tem entrada livre.

 

O tema em destaque engloba um conjunto de sinais, que vão desde pequenas alterações com compromisso estético, até à presença de lesões da pele e úlcera da perna.

Em Portugal, estima-se que um terço da população esteja afectada pela doença venosa crónica e que cerca de dois milhões de portuguesas com mais de 30 anos são atingidas.

Nos últimos 20 anos houve uma enorme evolução, quer no campo do diagnóstico, quer no campo da terapia, fazendo com que uma boa parte dos tratamentos se possam efectuar em ambulatório e de forma cada vez menos invasiva, para maior conforto dos doentes e menor impacto na vida pessoal e profissional. São estes os temas, relativos à prevenção e tratamento da doença, que Gabriel Anacleto abordará na conversa deste sábado no Exploratório.

Gabriel Anacleto é assistente hospitalar graduado do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). Actualmente é responsável pela área de intervenção endovascular periférica e pelo Laboratório Vascular do Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular dos CHUC. Integra a Equipa de Urgência de Cirurgia Vascular dos CHUC, desde 1992, que acolhe casos urgentes referenciados a partir de toda a Região Centro. Fez parte da Direcção do Colégio da Especialidade de Angiologia e Cirurgia Vascular da Ordem dos Médicos em três mandatos.

Integrou a direcção da Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular e faz parte do conselho redactorial da Revista Portuguesa de Angiologia Cirurgia Vascular desde 2002. É membro da European Society for Vascular Surgery.